À descoberta do Ribatejo, no coração de Portugal

Com uma centralidade geográfica particular, o Ribatejo abre-se ora às montanhas das Beiras, ora à brisa do mar do Oeste, ou às planícies do Alentejo. Faz fronteira a norte com o Pinhal Litoral e com o Médio Tejo, a leste com o Norte Alentejano, a sul com o Alentejo Central e a Península de Setúbal e a oeste com a Grande Lisboa e o Oeste. Como se percebe uma área generosa, com tanto para descobrir.

TXT: V.M.

Fotografia de capa cedida pela quinta da alcaidaria-mor

À beleza de uma grande mistura de paisagens aliam-se o património monumental e arquitetónico e as tradições ribatejanas, onde marcam forte presença o touro, o cavalo, o campino e o fandango. Tudo isto acompanhado de gastronomia de excelência e vinhos de grande reputação.
O cavalo lusitano, tão característico desta região, é um animal versátil, sendo por isso usado tanto para trabalho como em competições equestres, uma vez que o seu temperamento é submisso ao cavaleiro mas muito corajoso. 
A Golegã recebe anualmente dois grandes eventos dedicados a esta raça: a Feira Nacional do Cavalo e a Expoégua. 
Os passeios a cavalo pelas margens do rio Tejo representam uma forte oferta turística, com diversas rotas e percursos assinalados. Se preferir há passeios na natureza para fazer a pé, em btt ou de jipe e, dentro de água, excursões de barco ou passeios em canoa.
A observação de aves é igualmente um ponto forte numa região onde existem magníficas colónias de flamingos. O rio Tejo é o principal curso de água da região e ao longo do seu vale existe a lezíria. Os principais afluentes da margem direita são o Zêzere, o Almonda, o Alviela e o Maior, e os da margem esquerda são a ribeira de Ulme, a ribeira de Muge e o Sorraia. No seu curso inferior, o Tejo abre-se num grande estuário, no meio do qual se encontram os famosos mouchões. É repartido pelos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, e, em termos avifaunísticos, constitui a zona húmida mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa, local incontornável para a sua observação.
Perto de Salvaterra de Magos, fica a pequena e encantadora aldeia de Escaroupim, em frente à qual existe um mouchão, que é utilizado como local de nidificação por um grande número de aves, enquanto que já perto da Golegã fica situada uma das mais importantes zonas húmidas não costeiras, o Paul do Boquilobo, um verdadeiro santuário natural.
De visita obrigatória a Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos, onde, na exposição permanente e de forma interativa e com acompanhamento de guias, poderá descobrir o mundo da Falcoaria desde o Neolítico até aos nossos dias, os motivos que conduziram ao aparecimento desta arte, bem como a sua importância na vila.

Santarém, cidade gurdiã de um dos mais Importantes legados arquitetónicos do estilo gótico
Santarém, a maior cidade do Ribatejo, é bem conhecida pelo vasto património arquitetónico e religioso, sendo especialmente uma das maiores representantes do estilo Gótico no nosso país. À entrada do centro histórico, a Sé Catedral é a principal atração. Fundado em 1242 por D. Sancho II aquando do estabelecimento dos franciscanos na cidade, o Convento de São Francisco, é um dos melhores exemplares do gótico mendicante no país.
Na Golegã, a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, cujo início de construção remonta ao início do século XVI, representa também uma continuação da utilização do estilo Gótico Mendicante, apesar de alguns elementos revelarem também um claro exercício do programa iconográfico Manuelino. Na cidade não deixe de visitar o Museu Casa-Estúdio Carlos Relvas, nascido do atelier-estúdio do ilustre fotógrafo da terra, um edifício com características únicas a nível mundial. O edifício foi construído de raiz no jardim da sua residência do Outeiro e está classificado como Imóvel de Interesse Público.
O Museu Municipal de Coruche, no centro histórico da vila, à beira do rio Sorraia, contempla três núcleos museológicos temáticos: a Escola-Museu Salgueiro Maia, o Núcleo Tauromáquico de Coruche, e o Núcleo Rural de Coruche (Centro de artes, ofícios e saberes tradicionais), espaços de grande singularidade que preservam e partilham uma identidade coletiva assente na ancestralidade dos valores histórico-culturais das comunidades que há muito habitam este território.
No ano em que se assinala o 100.º aniversário do nascimento de José Saramago, aconselha-se uma visita ao polo da Fundação José Saramago, na aldeia que o viu nascer, a Azinhaga.

No Ribatejo a festa faz-se à mesa
No Ribatejo a festa ou começa ou termina à mesa. Por isso, não perca a oportunidade de experimentar alguma da gastronomia da região, que reflete no prato a diversidade de culturas agrícolas e pecuárias da lezíria, do bairro e da charneca.
Incontornável, a Sopa da Pedra de Almeirim ganhou este ano o certificado europeu de Especialidade Tradicional Garantida. A famosa sopa, feita com carnes, enchidos, batata feijão e tantos outros ingredientes, é garantia de uma refeição completa. Em terra de touros, o animal também vai à mesa, quer seja feito no forno ou em forma de sopa, a famosa sopa de rabo de boi.
Os peixes de rio são também uma especialidade da região, sendo o savél com açorda das suas ovas, muito procurado no tempo dele, a mesma altura em que a lampreia brilha à mesa de muitos portugueses. A chegada dos dias mais frescos pede sabores de conforto, como o torricado de bacalhau e a sopa de bacalhau, pratos muito famoso por estas paragens. Na doçaria destacam-se os Garraios, as Lezírias, os Arrepiados de Almoster, as Broas de Almeirim ou os Queijinhos do Céu.


HERDADE DO CONVENTO DA SERRA
Propriedade localizada entre Almeirim e a freguesia da Raposa, onde se encontra o antigo Convento da Serra que foi mandado construir por D. Manuel I e que pertenceu à Ordem Dominicana. O alojamento é composto por quatro casas, com quatro, três e dois quartos, e ainda uma suíte. 
Com 174 hectares, trata-se de uma propriedade agrícola que tem piscina e um enorme relvado com espreguiçadeiras para prazerosos banhos de sol. Os espaços comuns incluem também uma sala de jogos e churrasqueira. Dentro da propriedade convida-se aos passeios a pé entre os campos ou de bicicleta.


VALE DE FERREIROS – TURISMO EQUESTRE
Turismo de Aldeia que proporciona uma vivência ideal para quem procura o contacto com a natureza, com total privacidade e conforto em espaço rural. Localizada numa das ruas mais antigas da Aldeia do Pego, já a caminho do rio Tejo, Vale de Ferreiros dispõe de Turismo Equestre, proporcionando a possibilidade de treinar, competir, dar passeios a cavalo à beira Tejo, e até levar consigo o seu próprio cavalo.
Neste turismo rural encontra a Casa das Janelas Verdes com cinco quartos, perfeita para famílias; a Casa de Campo, com dois quartos; e duas casas da aldeia típicas (Casa do Ferreiro e do Equitador). O Centro Equestre é o elemento diferenciador deste alojamento que também tem uma bonita piscina com chapéus de sol em palhota.


QUINTA DA ALCAIDARIA-MOR
A história desta quinta está intimamente ligada à do nosso país, desde as Invasões Francesas, até às ligações à Ordem de Malta e a D. Nuno Álvares Pereira, terceiro Conde de Ourém. Ex-libris da propriedade é a capelinha alpendrada onde, em 1385, a caminho da Batalha de Aljubarrota, D. Nuno Álvares Pereira se terá ajoelhado para rezar a Santa Luzia e lhe pedir proteção. A capela foi ampliada e remodelada ao longo dos anos, apesar de se manter a capela-mor abobadada e ogivada de expressão gótico-manuelina.
Na atual família há cerca de 400 anos, a casa principal tornou-se em turismo de habitação em 1984, oferecendo seis quartos com decoração sofisticada e casas de banho privadas. A propriedade tem ainda mais quatro pequenas casas, fruto da recuperação de antigos anexos agrícolas. A piscina, a mesa de ping-pong e de matraquilhos, as bicicletas e os burros da quinta, enriquecem os tempos de lazer.

 
CAMBEIROS GUEST HOUSE
Num local secreto, num destino (ainda) pouco conhecido envolto em vinhas e paisagem que remontam para as vilas toscanas, encontra-se esta casa rústica, casa de uma família de cinco, que em 2018 se transformou em guesthouse. Com 14 quartos – alguns com terraços privados – e uma suíte, a Cambeiros Guest House tem todos os espaços decorados de forma distinta e cuidada. Peças de design são conjugadas de forma eclética num estilo contemporâneo e sofisticado com arquitetura de um dos proprietários. Minimalista e confortável em todos os recantos, oferece tranquilidade absoluta a quem por aqui passar. A sala convida aos dias de chuva passados junto à lareira e os jardins um passeio relaxante que termina com um mergulho na piscina.


SALVATERRA COUNTRY HOUSE & SPA
No coração do Ribatejo existe um retiro verdadeiramente tropical, com centenas de plantas exóticas que lhe conferem um ar totalmente diferente do que é habitual encontrar nos alojamentos tradicionais. No jardim sinta-se como se estivesse em Bali ou em qualquer outro destino longínquo. A atmosfera do Salvaterra Country House & SPA transmite uma sensação de conforto e tranquilidade, com quatro suítes de tamanho generoso, decoradas com um elegante estilo neo-mediterrânico. Um tema de conforto e uma sofisticação discreta, percorrem os cómodos, onde uma paleta de cores neutra e suave aproveita ao máximo a luz natural. Cada quarto foi projetado para ser um lar longe de casa e possui um grande terraço, kitchenette e banheira. As áreas sociais incluem spa, zona de churrasco, piscina e um jacuzzi individual escondido entre a vegetação.

 
CASA DAS PORTAS
Na Azinhaga, aldeia da Golegã onde nasceu o Nobel da Literatura, José Saramago, que este ano completaria 100 anos, fica a charmosa guesthouse Casa das Portas, um espaço onde reina o sossego e que oferece vista fantástica sobra a lezíria ribatejana. 
Com design simples e moderno, a casa tem seis quartos amplos com casa de banho e um dormitório destinado a grupos de jovens amigos ou caminhantes. Conta também com cozinha totalmente equipada e sala de estar.
No exterior existem vários espaços de lazer, piscina, parque infantil, espaço para jogos e até uma quinta biológica destinada a ser utilizada pelos hóspedes como local de aprendizagem sobre a vida no campo, especialmente por parte dos mais novos que terão aqui oportunidade de aprender de conhecer de onde vêm e como crescem os vários produtos hortícolas.


DORMIR
Herdade do Convento da Serra
Morada: 
Casal do Arco – Convento da Serra
Tel: 
936 342 544
Preço: 
desde €160 (2 noites)

Vale de Ferreiros – Turismo Equestre
Morada: 
Rua da Cabeça Alta, 328, Abrantes
Tel: 926 711 263
Preço: 
desde 130€/noite

Quinta da Alcaidaria-Mor
Morada: 
E.N. 113 – Alcaidaria, Ourém
Tel: 
249 542 231
Preço: 
desde €105/noite

Cambeiros Guest House
Morada:
 Caminho do Poço Mouro, 13, Aldeia Gavinha, Alenquer
Tel: 
961028610
Preço: 
desde €110/noite

Salvaterra Country House & SPA
Morada:
 N 114-3, 839, Salvaterra de Magos
Tel: 915355566
Preço: desde 119€/noite

Casa das Portas
Morada:
 Estrada Nacional 365, 9, Casal Féteira, Azinhaga, Golegã
Tel: 243 459 044
Preço: desde 65€/noite 

COMER 
Tertúlia da Quinta
Morada: 
Largo da Praça de Touros, 37-A, Almeirim
Tel: 
243 593 008
Preço médio: 
15€

O Escaroupim
Morada: 
Largo dos Avieiros, Salvaterra de Magos
Tel: 
263 107 332
Preço médio: 
20€

Ó Balcão
Morada: 
Rua Pedro de Santarém, 73, Santarém
Tel: 
918 252 808
Preço médio: 35€

Tia Alice Restaurante
Morada: 
Rua do Adro, 152, Fátima
Tel: 249 531 737
Preço médio: 
35€

Restaurante Casa Chef Victor
Morada: 
Rua Francisco Ferreira da Mata, 99, Abrantes
Tel: 
931 737 898
Preço médio
: 30€

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments