Ribatejo: Terra de touradas, vinhos e património histórico

“Terras de Riba Tejo”, onde Portugal bate mais forte, com o rio Tejo sempre por perto, faz fronteira, a norte, com o Pinhal Litoral e com o Médio Tejo, a leste com o Norte Alentejano, a sul com o Alentejo Central e a Península de Setúbal e a oeste com a Grande Lisboa e o Oeste. Vinhas e quintas a perder de vista, cavalos e toiros, pequenos tesouros naturais, sempre a redescobrir e uma gastronomia farta e deliciosa.

Santarém

A apenas uma hora de Lisboa, farta em propostas gastronómicas, a cidade cativa o turista interessado em património arquitetónico, religioso, artístico e cultural. Há que passar pelo Jardim das Portas do Sol, visitar a Catedral, a Casa Museu Passos Canavarro, visitar as vinhas ou jantar numa taberna (ver Ó Balcão).

Tomar

Agora que a Festa dos Tabuleiros é candidata a Património Mundial da UNESCO (já integrava o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial), aguardemos pela próxima (realiza-se de 4 em 4 anos). Mas até lá, vale a pena dar um salto à bonita cidade. A Festa Templária acontece de 10 a 13 de julho, com recriações, visitas, seminários, acampamentos, mercados, concursos, entre outras atividades.

Vila Nova da Barquinha

O município de Vila Nova da Barquinha, com sede na vila com o mesmo nome, integra as freguesias de Atalaia, Praia do Ribatejo, Tancos e Vila Nova da Barquinha, conhecida pela “Terra dos Sorrisos”. A sua localização e beleza paisagística têm despertado o interesse de muitos, que procuram substituir a cidade por um pedaço de paraíso.

Valada (Cartaxo)

Paisagem de vinhas e da Praia Fluvial de Valada. O rio Tejo e as pequenas ilhotas parecem transportar-nos para uma paisagem tropical, algures no Amazonas. Vale a pena parar para um copo à beira rio e usufruir, apenas. A tão-só 1 hora de distância de carro de Lisboa, a Valada tem, na Rainha D. Amélia (1904), em Porto de Muge, um dos seus ex-libris, e na estrada que liga Valada à Ponte do Reguengo aconteceu a primeira prova de velocidade em automóvel — “Quilómetro Lançado de Vallada” —, promovida pelo Real Automóvel Club, com o patrocínio e assistência da família Real. Na freguesia, uma das últimas aldeias avieiras do país, a Palhota, construída com casas de madeira (palafitas), típicas dos pescadores, já cativou muitos amantes da fotografia, pelo colorido e tipicidade.

Ode Winery (Cartaxo)

Construída em 1902, esta adega (ver experiências) devolveu ao lugar a importância da  história, a do vinho e da sua produção, a do valor para a região e a forma como novas abordagens podem atrair novos públicos. A beleza arquitetónica do edifício e a variedade de experiências turísticas, incluindo visitas e provas, a paisagem envolvente e os novos projetos merecem-nos um olhar atento… e a passar por lá numa próxima visita à região.

experiências

Mata nacional dos Sete Montes (Tomar)

O pulmão de Tomar abraça cerca de 39ha de mancha verde, composta por jardim, parque e floresta, localizada entre o Convento de Cristo e o centro da cidade, outrora conhecido por Lugar dos Sete Montes, por integrar um maciço montuoso de sete colinas, numa das quais de destaca o Castelo Templário. É o lugar ideal para passear e mergulhar, com calma, numa viagem através do tempo e da história. Vale a pena apreciar a Charolinha (ver testemunho), erguida no coração da Mata, lugar, acredita-se, ter sido o refúgio de contemplação e recolhimento dos monges.
Info: Verão (ab. a out.), 08h30 às 19h30; Inverno (nov. a mar.), 08h30 às 17h30.
R. João Carlos Everard 2300-552 Tomar
Tel.: (+351) 249 329 814

Feira do Cavalo (Golegã)

A Golegã, que já foi Venda da Galega, Póvoa da Galega, Vila da Galega, famosa pela riqueza das suas terras, atraiu agricultores e criadores de cavalos que ali se estabeleceram desde tempos remotos. Designada Feira de S. Martinho até 1972, é hoje Feira Nacional do Cavalo, “a mais importante e mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no mundo”. Vale a pena passar por lá (7 a 16 novembro), provar a água-pé e as castanhas assadas e ver todo o colorido próprio deste evento secular.
Info: Largo do Marquês de Pombal, 25 2150-130 Golegã
Tel.: (+351) 249 979 122

Observatório da Paisagem da Charneca (Gaviãozinho, Chamusca)

No antigo palheiro e armazém agrícola, entretanto reabilitado, há espaço para várias atividades turísticas e rurais, como a apanha da azeitona, tosquia das ovelhas e assistir à extração da cortiça, bem como para realizar percursos na Charneca e no montado, pedestres ou cicláveis, entre várias outras, que visam incrementar a sensibilização da sociedade civil para o valor da paisagem e as suas transformações. Vale a pena conhecer.
Info: Casal do Gavião, 2140-224 Chouto, Chamusca
E-mail: [email protected]

Visita à adega e prova com a enóloga (Ode Winery, Vila Chã de Ourique)

Esta visita à adega, acompanhados pela enóloga Maria Vicente (2 horas), inclui provas de amostras de vinho ainda em envelhecimento, seguida de uma prova comentada na Sala de Provas. Experiência sujeita a marcação prévia.
Info: R. Coronel Lopes Mateus, 13, Vila Chã de Ourique, Cartaxo
Tel.: (+351) 243 142 209

Rotas culturais (Ribatejo)

São várias as rotas desenhadas para nos ajudar a explorar o passado do lugar e a riqueza histórica, entre elas a Rota do Megalitismo, a Rota de Fortes & Fortificações, a Rota do Barroco e Rota singular da Cultura Avieira. Descarregue o mapa e escolha a sua.

Cisco (Almeirim)

Na região afamada pela Sopa da Pedra, o Cisco tem uma abordagem honesta e pratica uma comida de conforto, elogiada pelos clientes. Segundo o Guia Michelin, é de provar o cozido à portuguesa, o arroz de bochecha de vitela ou o pudim de amêndoa da avó Mariazinha, entre tantos outros.
Info: R. de Coruche, 121 A, Almeirim
Tel.: (+351) 243 595 063
E-mail: [email protected]

momento #instagram

Reserva Natural do Paul de Boquilobo

O santuário ornitológico (foram identificadas cerca de 220 espécies de aves), integrado na rede mundial de Reservas da Bioesfera da UNESCO, fica na bacia hidrográfica do rio Almonda. Os Trilhos do Paul Breve ficam entre a sede da Reserva e o Braço de Cortiça.
Info: Edifício Equuspólis, Rua D. João IV 2150-170 Golegã
Tel.: (+351) 249 820 550

comer, beber e amar

Restaurante Cisco (Almeirim)

Na região afamada pela Sopa da Pedra, o Cisco tem uma abordagem honesta e pratica uma comida de conforto, elogiada pelos clientes. É, segundo o Guia Michelin, de provar o cozido à portuguesa, o arroz de bochecha de vitela ou o pudim de amêndoa da avó Mariazinha, entre tantos outros.
Info: R. de Coruche, 121 A, Almeirim
Tel.: (+351) 243 595 063;
E-mail: [email protected]

Ode Cellar Door (Vila Chã de Ourique)

Técnicas do mundo combinam-se com a qualidade dos produtos locais, com o recurso a ingredientes cultivados e desenvolvidos na Ode Farm, numa autêntica experiência “farm-to-table”. O conceito de partilha casa bem com os vinhos da Ode.
Info: R. Coronel Lopes Mateus, 13, Vila Chã de Ourique, Cartaxo
Tel.: (+351) 243 142 209

Taberna Ó Balcão (Santarém)

O projeto de Rodrigo Castelo (2013) assenta na tradição do receituário nacional e na valorização dos produtos do Ribatejo. As parcerias com produtores regionais ajudam a promover o património cultural e gastronómico e a produção local.
Info: R. Pedro de Santarém, 73, 2000-223 Santarém
Tel.: (+351) 243 055 883
E-mail: [email protected]

testemunho

“No Taverna Antiqua, com ambiente medieval, provem-se a sopa de castanhas, o pernil de porco ou a empada de aves. Para queimar as calorias do almoço, uma caminhada pela Mata dos Sete Montes é perfeita. É o pulmão da cidade e o ar cheira a verde. Além de toda a flora existente, tem alguns pontos de interesse como a Charolinha. Saindo da mata, suba à Cerrada dos cães (Terreiro Dom Gualdim Pais) e contemple a vista sobre a cidade. O entardecer é perfeito. À noite, uma passagem pelo café Paraíso é obrigatória. Café centenário e ponto de encontro de todos”.

Paulo José, músico dos Quinta do Bill

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi