Algarve: Praias e ilhas paradisíacas, vilas brancas e experiências
O Algarve é famoso pelas suas praias — algumas com areal a perder de vista, outras recortadas por rochedos e com pequenos esconderijos, onde nos adentramos de barco —, pequenas ilhas com ambiente caribenho, vilas, cidades e aldeias pitorescas, gastronomia e doçaria reconhecidas mundialmente. A região mais a sul de Portugal combina a tranquilidade de algumas cidades costeiras com a vibrante cena gastronómica e é, desde há muitos anos, o destino favorito dos amantes do sol. A sua reputação assegura uma abundância de alojamentos, dos resorts à beira-mar, para férias em família, a casas de campo de charme, ideais para escapadelas românticas.
Nalguns, os serviços de spa ou de chefs privados e uma atenção especial ao público infantil começam a ser uma constante e a procura pelo mais exclusivo, autêntico ou recatado tem vindo a aumentar. Composta por 16 concelhos — Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António —, a região do Algarve tem muito para explorar. Determinado a posicionar-se como um “destino de mergulho de topo” a nível internacional — com a promoção do Parque Natural Marinho da Pedra do Valado (ver experiências) —, o Algarve fecha, com chave-de-ouro, o nosso roteiro de Portugal Continental.
De Aljezur à serra de Monchique


Casas caiadas de branco, ruas em ziguezague, um castelo de onde se avista um pôr do sol incrível, praias com gente bonita e ondas boas para o surf, na praia da Arrifana. Deixando o mar nas costas, rumo a Monchique, o olhar detém-se nas típicas chaminés de saia, na vista a partir do Miradouro de São Sebastião, no Convento de Nossa Senhora do Desterro, e também nas lojas de artesanato tradicional.
Algar de Benagil, Lagoa

Apenas acessível por mar, é uma das muitas maravilhas naturais de Portugal. O algar ou gruta de Benagil fica próximo da vila do Carvoeiro e tem uma pequena praia no interior, inundada por luz natural.
Tavira


Banhada pelo Parque Natural da Ria Formosa e pelo seu cordão dunar, Tavira é um destino no Sotavento algarvio sempre aprazível. O casario branco, as igrejas históricas (são 37!) e a ponte romana sobre o rio Gilão, os jardins, pomares de frutos, colinas de figueiras e de amendoeiras, são, ‘per se’, um convite a muitas descobertas.
Vila Real de Santo António
Separada de Espanha pelo rio Guadiana, é a cidade mais a sudeste de Portugal e um destino cada vez mais popular. A marina serve de porto de abrigo para quem passa, a caminho de Espanha ou no regresso a casa. O traçado neoclássico que copia o da Baixa Pombalina de Lisboa e uma oferta de restaurantes em crescendo, a proximidade com Espanha e com Castro Marim ou as praias do sotavento algarvio acentuam o seu sucesso junto de turistas.
Moncarapacho


É a mais antiga freguesia do concelho de Olhão e, diz o povo, que o seu nome se atribui “ao facto de existir um monte habitado por uma mulher, que trabalhava em tecidos de empreita, chamados capachos, que mandava vender”. Vistas panorâmicas, localização privilegiada, entre a serra e o mar, edifícios religiosos, mercados, montes, miradouros naturais e a quietude do lugar fazem parte de alguns dos seus atributos.
Parque Natural da Ria Formosa

Faz parte do concelho de Olhão e é, lemos, “um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e observação de aves”. Protegido, estende-se ao longo da costa, com lagoas, ilhas e sapais de beleza rara.
Um must-go-and-see, em qualquer altura do ano.
Palácio de Estoi, Estoi

A poucos quilómetros de Faro, é um destino incontornável. O Palácio de Estoi, cujos jardins nos remetem para a paisagem da Toscânia, a antiga Villa Romana de Milreu e a histórica Igreja Matriz de Estoi, são de visita obrigatória. Passe pela Canastra, uma loja de produtos regionais, onde se trabalha a madeira de alfarroba e vendem produtos locais como vinho, mel, conservas, licores, azeite e outros.
Info: Tel.: (+351) 964 095 374
Loulé

Cidade interior, é famosa pelo clima sempre ameno, mas também pelo seu mercado municipal, igrejas, museus e galerias de arte, restaurantes e um leque alargado de atividades culturais, entre eles a rede de oficinas Loulé Criativo. Querença, área protegida local, ocupa cerca de 406ha e convida a realizar um percurso circular de 4,2kms de grande beleza e riqueza natural.
Mercados de Olhão
Ao sábado de manhã, o mercado enche-se de um colorido e aromas especiais. Mel de alecrim, figos secos, morangos, peixe e mariscos… há uma mão-cheia de iguarias locais para levar para casa.
Info: Av. 5 de Outubro, Loja 43, 8700-306
Tel.: (+351) 289 090 664
E-mail: [email protected]
experiências
Percurso pedestre da Bordeira até ao mar (Costa Vicentina)

O percurso circular tem uma zona de dunas, junto ao mar, e uma zona de colinas, mais interior. Nesta última, o caminho segue entre a vegetação adaptada à secura (florestas das encostas) e as comunidades adaptadas ao encharcamento sazonal (zonas húmidas dos leitos-de-cheia da ribeira). Estes terrenos são denominados várzeas e por vezes são usadas para agricultura ou pastoreio, já que o solo é muito fértil. Ao longo da várzea avista-se uma linha de árvores ou arbustos altos – trata-se da galeria ripícola, uma dupla faixa de vegetação ribeirinha que acompanha as duas margens da linha de água. Leve consigo o Guia de Percursos Pedestres do Algarve.
Visita ao Castelo de Alcoutim

Classificado Imóvel de Interesse Público, construído no século XIV, guarda no seu interior vários achados, bem como a exposição Jogos Intemporais.
Info: O bilhete dá acesso aos outros museus da cidade (Museu de Arte Sacra e Museu do Rio)
Tel.: (+351) 281 540 500
Mina de Sal-gema, Loulé
A 230 m de profundidade, por baixo da cidade de Loulé, parte-se à descoberta da história da mina de sal-gema e admiram-se as formações geológicas com 230 milhões de anos.
Info:Tel.: (+351) 925 969 369
E-mail: [email protected]
Olaria de Porches


Fruto do sonho de dois artistas, a Olaria de Porches produz há mais de um século a cerâmica e os azulejos típicos da região. O café é um dos spots mais visitados e reabre esta primavera com novo visual.
Info: EN125, 8400-451 Porches, Lagoa
Tel.: (+351) 282 352 858
Workshop de cana na natureza (Loulé/Benémola)
A atividade (2h) faz parte do projeto TASA e acontece em plena Fonte da Benémola. Inclui um pequeno passeio junto a um canavial, durante o qual se aprende a apanhar a cana para, com ela, construir alguns objetos à escolha.
Info: (Até 4 pax); Reservas: 48h de antecedência
Tel.: (+351) 289 416 198
E-mail: [email protected]
Almoço na ilha (Armona)


A partir de Olhão, parta de táxi aquático para a ilha da Armona, onde as praias parecem transportar-nos para um qualquer destino caribenho. No lado poente, o Camaleão beach-bar é uma surpresa inesperada (o The Guardian já o classificou como um dos dez melhores bares e cafés de praia da Europa: “Better than paradise”). Bom peixe e marisco ao som de reggae ou cool jazz.
Info: Tel.: (+351) 917 419 437
E-mail: [email protected]
Galeria Côrte-Real, Paderne


Situada no campo, entre Boliqueime e a aldeia de Paderne, está alojada numa charmosa quinta que foi, em tempos, uma casa de família, hoje pertença do seu descendente, Pedro Côrte-Real. Juntamente com o parceiro, Michael Roberts, o espaço foi convertido numa galeria que enaltece a arte adquirida no Algarve. A galeria abriu recentemente na histórica cidade de Olhão, no Boutique Hotel Casa Amor.
Info: Tel.: (+351) 961 528 679
E-mail: [email protected]
Um dia no Monte de Salicos (Lagoa)


A 3 km do mar, entre Lagoa e a Praia do Carvoeiro, esta propriedade vinícola familiar sugere um almoço vínico confecionado com ingredientes locais (2h30) e prova de vinhos Monte de Salicos (10 pessoas, min.). Reserva antecipada de 48h; visita à adega e prova de vinhos, acompanhada por aperitivos locais (1h30, 2 pessoas min.). Reserva antecipada de 24h.
Info: [email protected]
Tel.: (+351) 919 145 813
Conservas do Arade (Parchal)
Descobrir o processo de produção das conservas artesanais, a arte, a história na região e degustar as conservas. No final da visita, pode provar as petiscadas Saboreal e conservas Papa Anzóis.
Info: Zona Industrial do Pateiro, Lote 8, 8400-651 Parchal
Tel.: (+351) 282 498 170
E-mail: [email protected]
Faça o seu próprio vinho na Quinta dos Vales (Estombar)

Considerada uma das melhores quintas vinícolas do Algarve, a propriedade oferece provas individuais de vinho e workshops aprofundados, onde poderá aprender a fazer lotes com o seu próprio vinho, além de outros, em parceria com artesãos e artistas da região.
Info: Sítio dos Vales, Caixa Postal 112, 8400-031 Estombar Lagoa
Tel.: (+351) 282 431 036
Artcatto, Art Gallery, Loulé
Foi fundada por Gillian Catto, a proprietária da reconhecida The Catto Gallery, em Londres, agora estabelecida no Algarve. Esta primavera, a galeria recebe as mostras de Michael F. Rumsby, The Connor Brothers, Seaty e Jürgen Lingl.
Info: Av. José da Costa Mealha 43 R/C, 8100-500 Loulé
Tel.: (+351) 289 419 447 / (+351) 912 267 351
Loulé Criativo


Uma iniciativa da C. M. de Loulé que aposta na valorização da identidade do território. Oferece uma programação regular anual com experiências criativas, cursos, conferências, residências e exposições, prestando um conjunto de serviços à região do Algarve, aos seus residentes e visitantes.
Info: R. de Nossa Senhora de Fátima, Palácio Gama Lobo, 8100-557 Loulé
Tel.: (+351) 289 400 829
E-mail: [email protected]
Um dia nas salinas com a Chef Noélia Jerónimo (Castro Marim)
Inclui um ‘welcome drink’ à chegada, enquadramento histórico e social das salinas de Castro Marim. O jantar, a cargo da Chef, é inspirado no mar e nos produtos da Ria Formosa — 4 pratos acompanhados com pairing de vinhos.
Info: 4 a 12 pessoas; Salina do Moinho das Meias, Apart.42, 8950-909 Castro Marim
Tel.: (+351) 211 327 797
Eco-Fábrica de Cortiça Francisco Carrusca, São Brás de Alportel

Visita à fábrica de cortiça tradicional, onde poderá saber mais sobre os processos envolvidos na preparação e embalagem da cortiça (guiada por áudio).
Info: Sítio da Mesquita Baixa, 8150-048 São Brás de Alportel
Tel.: (+351) 965 561 166
E-mail: [email protected]
Mergulho no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve-Pedra do Valado
É o mais recente parque natural da região (criado em novembro de 2023), o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal (ocupa uma área de cerca de 156 km² na costa de Albufeira, Lagoa e Silves). Integrado na Rede Nacional de Áreas Protegidas, é um importante tesouro submarino para invertebrados, peixes, algas e mergulhadores-turistas das profundezas oceânicas, que descem à cota dos 50 metros.
momento #instagram
Cabo de São Vicente, Sagres


O ponto mais sudoeste da Europa, conhecido pelas falésias dramáticas e pelo farol, exibe uma fortaleza do séc XVI. O farol (1904), no seu interior, está ainda hoje em funcionamento (visitas às quartas-feiras, das 14h às 16h; visitas ao museu, de terça a domingo, das 10h às 17h).
comer, beber e amar
Austa (Almancil)


Fundado por Emma e David Campus (2023), com interiores do Studio Gameiro, junta comida, vinho e design num espaço moderno e de linhas simples. A peça central? A banqueta com três metros, feita à mão, com cerca de 400 blocos cortados da matéria-prima das grutas de sal de Loulé.
Info: R. Cristóvão Pires Norte, Almancil
Tel.: (+351) 965 896 278
E-mail: [email protected]
The Shack (Quinta do Lago)


Tem uma localização perfeita: de um lado, a paisagem da Ria Formosa, do outro, o azul do lago. O restaurante está situado em cima de água e, por isso, toda a decoração remete para um design náutico. Ideal ao final da tarde, para um aperitivo no lounge, enquanto aguarda mesa. Descarregue aqui as atividades para as crianças.
Info: Tel: (+351) 289 394 911
E-mail: [email protected]
Casavostra (Almancil)
Um daqueles incontornáveis nesta zona do Algarve, sempre cheio em época alta, mas sempre agradável no jardim, ao almoço ou jantar. Pizzas, sempre boas, pastas e demais propostas para todas as idades.Info: Avenida 5 de Outubro, nº 302, 8135-103, Almancil
Tel: (+351) 289 397 565
E-mail: [email protected]
Senses (Lagos)


Fica no Cascade Wellness Resort, em Lagos, e tem um conceito de fine dining. O Chef Diogo Pereira, natural do Algarve e apaixonado pela autenticidade da gastronomia portuguesa, propõe uma cozinha honesta, enraizada nos sabores da sua região. O prato-estrela? Pregado com Pés de Leitão e Coentrada. No Senses não há carta fechada, mas estão disponíveis três menus de degustação surpresa.
Info: Tel.: (+351) 282 771 514
E-mail: [email protected]
Todos os dias das 19h00 às 22h00
Flôr da Ameixa (Estoi)
É, ainda, um daqueles segredos bem guardados para muitos. Não julgue pelo aspeto, entre e desfrute. Um restaurante de beira de estrada, na zona de Estoi, já quando a costa, deixada para trás, nos parece longínqua… Mas os grelhados são do melhor, o serviço é familiar e, depois de um dia de praia, recomenda-se! Além disso, os preços são igualmente amistosos.
Info: Sítio Lagos e Relvas, Estoi, Faro 8005-496
Tel.: (+351) 289 991 116
PiriPiri (Almancil)


É famoso pelo seu frango Piripiri! A esplanada, no verão, está sempre cheia, o ambiente é descontraído e é uma boa alternativa aos vários restaurantes naquele que é conhecido pelo Triângulo Dourado.
Info: Rua do Vale Formoso nº1, Almancil
Tel.: (+351) 914 420 004
E-mail: [email protected]
António Tá Certo (Almancil)
Peixe, marisco e uma localização única, sobre a praia. A história deste restaurante, a caminho dos 50 anos, onde a reserva é obrigatória, remonta aos tempos em que António, contam os locais, respondia “tá certo” na hora do pagamento, com ou sem troco.
Info: Vale do Garrão Nascente, Loulé
Tel.: (+351) 289 396 456
Pont’ a Pé (Aljezur)
É um dos locais de paragem obrigatória na Costa Vicentina, destacado com o selo Travellers’ Choice do Tripadvisor. Ponto de encontro de muitas gerações, serve comida simples, com base em ingredientes frescos.
Info: Largo da Liberdade 12, 8670-066 Aljezur
Tel.: (+351) 282 998 104
Restaurante Pequeno Mundo (Loulé)


Está alojado numa quinta renovada, que serve cozinha tradicional francesa num ambiente intimista. No verão, a refeição pode ser feita ao ar livre. A seleção de vinhos portugueses e franceses completa este espaço idealizado por Joaquim Vilela.
Info: Caminho das Pereiras, Apartado 3618, 8135-022 Loulé
Tel.: (+351) 927 960 423 / 289 399 866
E-mail: [email protected]
testemunhos
“Os meus momentos Zen no Algarve: Ir pelo menos uma vez, no verão, à Ilha do Farol — almoçar e por ali ficar o resto do dia. Visitar o SEA, na Praia da Galé, da Vila Joya, e beber um gin tónico ao final do dia, depois da praia… ou, se possível, jantar numa experiência gastronómica pan-asiática. Experimentar uma das rotas/passeios na zona de Lagoa, especialmente Algar Seco – Farol de Alfanzina, entre paisagens deslumbrantes e mergulhos refrescantes. Um escape mental — não é para todos —, é fazer a rota rodoviária de mota pelo interior do Algarve e ir almoçar a Monchique. É por demais revigorante”
Vasco Célio, fotógrafo