Açores e Madeira: O melhor das ilhas em qualquer época do ano
Açores
O arquipélago nº1 em sustentabilidade, vencedor do Melhor Destino de Aventura do Mundo em 2023 pelos ‘World Travel Awards’, constante do top 10 das melhores ilhas da Europa segundo os leitores da revista Condé Nast Traveller 2023 ‘Choice Awards’, nomeado pelo segundo ano consecutivo, naqueles que são considerados os “Óscares do Turismo”, como melhor destino de aventura do mundo, grande vencedor na categoria “Europe’s Leading Adventure Tourism Destination 2024” em 2024 pelos World Travel Awards (32ª edição)… e a lista continua. “Foi o primeiro arquipélago no mundo a obter a certificação internacional de destino turístico sustentável, em 2019, e é também o lar de queijo premiado internacionalmente e o palco natural de trilhos verdadeiramente miríficos. Por outras palavras, os Açores são um paraíso, considerado recentemente o Havai da Europa”, segundo a revista National Geographic Portugal.
As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores.
Graciosa

Apelidada de “Ilha Branca”, destaca-se pela Furna do Enxofre, uma caverna vulcânica com um lago subterrâneo. Os tradicionais moinhos de vento de cúpula vermelha são emblemáticos da paisagem. Classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é a ilha mais a norte das cinco que compõem o Grupo Central do arquipélago dos Açores.
Flores

Destaca-se pelas suas cascatas e lagoas, como a Poça do Bacalhau e as Lagoas das Sete Cidades. A Rocha dos Bordões, uma impressionante formação basáltica, é um dos ex-líbris da ilha.
Faial

Conhecida como “Ilha Azul” devido às hortênsias que a cobrem no verão. Sugere-se uma visita ao Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção em 1957–58 ampliou a ilha, criando uma paisagem de aparência lunar. Vale ainda tomar um copo na marina da Horta, ponto de encontro de velejadores de todo o mundo, e subir ao Cabeço Gordo, na zona central da ilha, com 1.043 m de altitude — o ponto mais alto da ilha e um magnífico miradouro natural, de onde, em dias de bom tempo, se avistam todas as ilhas do Triângulo e até a Graciosa.
Terceira

Passear por Angra do Heroísmo e visitar o Mercado Duque da Terceira (ver experiências) para provar várias iguarias são propostas essenciais. Fora da cidade, vale a pena visitar o Algar do Carvão — um dos três vulcões visitáveis do mundo, localizado a cerca de 12 km por estrada — e a Gruta do Natal, com cerca de 700 metros de comprimento e um centro de interpretação à entrada.
Info: Tel.: (+351) 295 212 992
Outro ponto imperdível é a Serra do Cume — a vista do miradouro é extraordinária. Depois, há que fazer alguns dos seus trilhos mais conhecidos, como Rocha do Chambre, Contendas ou Monte Brasil.
São Miguel

Fértil em tantos atributos naturais, a maior ilha do arquipélago é, muitas vezes, chamada de “Ilha Verde”. Há tanto para descobrir que o tempo parecerá sempre curto. Entre os destaques estão as Lagoas das Sete Cidades e do Fogo, o Vale das Furnas, as plantações de chá Gorreana (as mais antigas da Europa) e a cidade de Ponta Delgada, perfeita para explorar a pé. Além disso, a paisagem é repleta de tons de verde e azul, com cascatas, espelhos de água e os aromas frescos da floresta húmida. Uma bênção para todos os sentidos.
São Jorge

Famosa pelas suas mais de 40 fajãs — planícies costeiras formadas por deslizamentos de terra ou lava —, a ilha tem 54 km de comprimento e 6,9 km de largura máxima, integrando o Grupo Central. Entre as mais conhecidas estão a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, famosa pelas suas amêijoas, a Fajã dos Cubres, com lagoa de águas cristalinas, e a Fajã do Ouvidor, com piscinas naturais. Todas oferecem passeios encantadores em cenários únicos.
Santa Maria

Conhecida pelas praias de areia clara, como a Praia Formosa, e pelo “deserto vermelho” da Barreiro da Faneca, a “ilha do sol” promete banhos imperdíveis nas piscinas naturais de São Lourenço. Integra o Grupo Oriental do arquipélago, juntamente com São Miguel. O verde dos campos, as culturas tradicionais, as chaminés das casas caiadas de branco, o ocre escuro da terra, o dourado das praias e as águas azul-turquesa dotam-na de uma invulgar beleza.
Pico

Dominada pela Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, com 2.351 metros, é coberta por vinhedos plantados em solo vulcânico, classificados como Património Mundial da UNESCO. Também conhecida como a Ilha Montanha, é a mais a sul do Grupo Central do arquipélago. O clima seco e quente e a riqueza mineral dos solos de lava, aliados à organização tradicional do terreno em “currais”, fazem dela um sucesso na cultura da vinha, especialmente da casta verdelho.
Corvo


A mais pequena das ilhas dos Açores, de origem vulcânica, tem apenas uma vila: a Vila do Corvo. É classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e forma, em conjunto com a ilha das Flores, o Grupo Ocidental do arquipélago. A vila é marcada por fachadas de pedra negra e ruas estreitas que preservam o charme tradicional. Vale a pena visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da ilha.
experiências
Trilho Mistérios Negros (Terceira)
Desenvolve-se na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros, inserida no Parque Natural da Terceira, numa extensão de 4,9 km, com tempo médio de duração de 2h30. A rota é circular e tem início junto à Lagoa do Negro e à casa de apoio da Gruta do Natal.
Info: Tel.: (+351) 296 308 625
Nadar com as Jamantas (Santa Maria)

De snorkeling ou mergulho, nadar com as jamantas na Baixa do Ambrósio, em Santa Maria, atrai todos os anos visitantes de várias partes do mundo, deslumbrados com a imponência destes animais que podem chegar aos 8 metros de comprimento. São muitas vezes apelidadas de “morcegos dos mares” ou “raias do Diabo”. O mergulho, que é classificado como um dos melhores nos Açores, com escafandro, por mergulhadores experientes, ou como em apneia/snorkeling (sem necessidade de certificação) acontece num banco submarino, “Princesa Alice”, a cerca de 45 milhas náuticas a sudoeste da ilha do Faial. As jamantas, animais majestosos e inofensivos, que não temem o homem e nadam tranquilamente junto à superfície, a poucos metros de profundidade, podem muitas vezes ser avistadas do barco, em dias de mar tranquilo. São várias as empresas certificadas que oferecem esta, e outras experiências subaquáticas. A Mantamaria é uma delas.
Info: Marina de Vila do Porto, 9580-541 Vila do Porto
Tel.: (+351) 918 685 447 / 917 287 286 / 296 882 907
E-mail: [email protected]
Mergulho na Reserva Natural das Formigas e do Dollabarat (São Miguel)

A viagem de barco dura cerca de 2 horas e o programa inclui dois mergulhos: um nos Ilhéus das Formigas e outro no Recife do Dollabarat.
Quando: Julho, Agosto e Setembro
Requisitos: Certificação Internacional de Mergulho com o mínimo de nível 2 e um mergulho costeiro com a equipa antes da viagem.
Info: Marina de Vila Franca do Campo, Loja 6, 9680-187 Ilha de São Miguel
Tel.: (+351) 918 755 853
E-mail: [email protected]
Cerveja artesanal Vulcana (São Miguel)


É a primeira cervejaria artesanal e sala de degustação nos Açores — um lugar especial fruto da visão do casal Sam e Sara Cabral. Aqui faz-se e bebe-se cerveja, ouve-se música e organizam-se workshops de movimento criativo, yoga e muito mais.
Utilizam ingredientes de origem açoriana, como maracujá, mel, pimenta da terra, ananás e funcho. Um espaço para toda a família, com alma e sabor local.
Info: Rua da Carpintaria, 16, Parque Industrial da Ribeira Grande, 9600-570 Ribeira Seca, São Miguel
Visita à Fábrica de Chá Gorreana (São Miguel)


É a mais antiga fábrica de chá na Europa, em funcionamento desde 1883, e continua a ser um negócio familiar. As plantações da Gorreana cobrem uma área de mais de 30 hectares. Durante a visita, pode acompanhar o processo de produção do chá, desde a apanha até à embalagem, ver as máquinas em funcionamento e visitar a loja para levar uma lembrança para casa ou ainda fazer um lanche com vista para o campo verde e o Oceano.
Info: Tel.: (+351) 296 442 349
E-mail: [email protected]
Todo-o-terreno Vita Açores (São Miguel)


A empresa tem passeios particulares, de van, experiências gastronómicas, passeios pela cidade, por trilhas naturais, aluguer de bicicletas, passeios de 4×4, de jipe, de quadriciclo e buggy. Os guias são experientes, e locais, e as experiências inesquecíveis.
Info: Rua da Mãe de Deus N50, Ponta Delgada;
Tel (+351) 913 753 104;
E-mail: vitazores.com
Centro de Visitantes da Gruta das Torres (Pico)


Considerada um Monumento Natural Regional, a Gruta das Torres é o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5.150 metros, fazendo parte da formação dos Lajidos. A abertura ao público exigiu a construção de um edifício de apoio ao visitante (projeto da SAMI Arquitectos) e a proteção do skylight de acesso à gruta. A visita é pioneira em Portugal, seguindo a cavidade ao longo de 450 metros, com a duração aproximada de uma hora.
Info: Caminho da Gruta das Torres, Criação Velha, 9950 Madalena
Tel.: (+351) 924 403 921
E-mail: [email protected]
Rota das Vinhas

Uma oportunidade única de viver a história da cultura vínica com cerca de 5 séculos, em solares e casas agrícolas, adegas, cooperativas, portinhos, rola-pipas, currais, rilheiras, poços, festividades e práticas familiares. Durante o percurso, podem provar-se os vinhos dos produtores das ilhas com selo da Denominação de Origem (Pico, Graciosa e Biscoitos na Terceira) e dos novos territórios de produção (São Miguel, Faial e Santa Maria). São oferecidos itinerários de ½ a 1 dia, passeios temáticos, provas e até a experiência da vindima.
Info: R. Comendador Ernesto Rebelo, 14, 9900-112 Horta, Faial
Tel.: (+351) 295 404 800
E-mail: [email protected]
Roteiro dos Dabney (Faial) — Desenvolve-se num dos enredos históricos mais importantes da ilha do Faial do séc. XIX. O circuito começa na Casa dos Dabney, na freguesia das Angústias e termina na Fonte das Areias, na freguesia do Capelo, percorrendo várias propriedades, herança desta família.
Info: Tel.: +(351) 292 240 685;
E-mail: [email protected]
Requalificação Paisagística da Pedreira do Campo (Santa Maria)


A requalificação da Pedreira do Campo, classificada como Monumento Natural Regional — segundo projeto do coletivo M Arquitectos —, permite hoje uma utilização conscienciosa do lugar, sem por em risco a sua identidade. A antiga frente de exploração de inertes, com cerca de 260 metros, talhada em escoadas basálticas, submarinas e lávicas (lavas em almofada), é única no contexto regional. O Circuito Interpretativo da Pedreira do Campo é constituído por um percurso pedestre de arquitetura singular onde o visitante pode usufruir de informação selecionada sobre o atual património geológico e paleontológico. Aqui, a presença de fósseis marinhos, abundantes e diversificados a 180 metros de altitude, é testemunho da história geológica da ilha e da regressão marinha ocorrida há cerca de 5 milhões de anos.
Mercado Duque de Bragança (Terceira)
Tem produtos diferentes, como a açaflor, e é um colorido vibrante, com fruta da terra, peixe e marisco frescos, que pedem para serem levados para casa.
Info: R. do Rego 70, 9700-160 Angra do Heroísmo;
Tel.: (+351) 295 401 700
Trilho Mistérios Negros (Terceira)

Desenvolve-se na reserva natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros do Parque Natural da Terceira, numa extensão de 4,9km, com tempo médio de duração de 2h30m. A rota circular tem início junto à lagoa do Negro e casa de apoio da Gruta do Natal.
Info: Tel.: (+351) 296 308 625
Passeio com o Chef Cláudio Pontes (Porto Formos, São Miguel)


A experiência inicia-se com uma visita à Quinta Bio Kairos, onde se colhem legumes frescos depois utilizados na preparação do almoço. Visitam-se as caldeiras, aprende-se sobre o processo de cozedura geotérmica do pão nas furnas. O passeio prossegue com uma viagem de barco a partir do porto de Porto Formoso, apreciam-se as imponentes falésias da costa açoriana e o Chef Cláudio Pontes, utilizando peixe fresco capturado nas primeiras horas da manhã e os legumes selecionados, prepara o menu acompanhado por vinhos dos Açores.
Info: Tel.: (+351) 211 327 797
momento #instagram
Miradouro da Serra do Cume (Terceira)

Imperdível. A vista de cortar a respiração revela a famosa “Manta de Retalhos”, com a divisão dos campos agrícolas a desenhar padrões únicos. Deste ponto, avista-se a maior bacia leiteira dos Açores, num dos panoramas mais icónicos do arquipélago.
comer, beber, amar
Caneta (Angra do Heroismo, Terceira)


Comida regional, onde provar a Alcatra à Terceirense com Massa sovada é obrigatório. Toda a carne regional na grelha é de provar, ideal para o almoço, não vá pesar no estômago.
Info: R. As Presas 13, Altares 9700-308 Angra Do Heroismo
Tel.: (+351) 295 989 162
E-mail: [email protected]
Restaurante As Doze Ribeiras (Doze, Ribeiras, Terceira)
Só grelham a lenha, a lagosta é maravilhosa, a barriga de atum é divinal e o T-bone e o Tomoaki são de comer e chorar por mais. A variedade do peixe depende da vontade do mar. Reserve e comprove.
Info: EN1-1A 61, 9700-332 Doze Ribeiras
Tel.:(+351) 963 028 272
A Cagarrita, padaria e doçaria tradicional mariense (Santa Maria)


Foi criada em 2017 por Rosa Cabral. Biscoitos de Cerveja, Bolo do Colombo ou as tradicionais Júlias fazem parte da oferta, a que se juntam propostas mais arrojadas.
Info: R. de Ponta Delgada 9580-530 Vila do Porto
Tel. (+351) 919 428 633
Galanta’s Bar (Terceira)
A tasquinha mais característica da Terceira! Come-se o que há, por um preço fixo! A comida vem à travessa para a mesa e é muito boa! A saber: Torresmos de cabinho, bolo de milho para acompanhar; chicharrinhos fritos; rabo de boi guisado…
Info: Caminho de Cima, Quatro Canadas 9760-670 São Brás
Tel.: (+351) 295 517 752
Restaurante Bioma (Pico)


Nasceu do sonho de dois jovens chefs, Rafael Ávila Melo (açoriano) e Franco Pinilla (argentino) , que deixaram as carreiras internacionais para se dedicarem a um projeto em nome próprio. O menu é composto por propostas gastronómicas confecionadas com ingredientes locais e sazonais, da horta e do mar, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito pela natureza.
Info: Est.regional nº 12, Foros, Calheta de Nesquim Foros (ER1, 9930-055 Lajes do Pico
Tel.: (+351) 910 723 700
E-mail: [email protected]
Cella Bar (Pico)


Fica na Madalena, no extremo ocidental do Pico, e parece um barco ancorado ou, como lemos, que ali “acostou ou uma baleia, rolou uma pipa, caiu uma pedra do céu ou nasceu um vulcão de madeira”. O Cella Bar tem arquitetura do coletivo FCC Arquitectura e arquitetura de interiores de Paulo Lobo, e uma carta de comidas e bebidas elogiada, para provar e partilhar. À experiência gastronómica única, num edifício com uma arquitetura impressionante, junta-se a vista. Ao final do dia, é encantadora!
Info: Lugar da Barca 9950-327 Madalena, Pico
Tel: (+351) 292 623 654
E-mail: [email protected]
testemunho
“Percorrer o Trilho Ecológico da Urzelina, um percurso que se estende por quase 4 km, situado em frente ao mar, onde é possível sentir a maresia e ouvir as ondas a bater nos rochedos… Aproveitar para saborear um café misturado com licor de Nêveda, produzido na Ilha do Pico. Dar um mergulho na Fajã das Almas, a mais bonita fajã para tomar banho, um local imperdível. Ver o pôr do sol na Ponta dos Rosais, um espetáculo natural de beleza incomparável. Comprar queijo, doces e chás na União Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Jorge — e levar para casa uma edição especial do Chá Gorreana. Estas são algumas das experiências obrigatórias na ilha de São Jorge”
Sandra Nascimento, Home Stylist e fundadora da SAL
Madeira, ilha dos amores

A sua posição geográfica privilegiada e a sua orografia montanhosa, conferem à ilha da Madeira uma espantosa amenidade climática com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada. As temperaturas oscilam entre os 23º no Verão e os 17ºC no Inverno e a água do mar é igualmente muito temperada, por influência da corrente quente do Golfo, apresentando médias no Verão de 22° C e no Inverno de 18ºC.
Ponta do Sol e Calheta

Aqui, o sol e o bom tempo parecem não ter um dia de folga. As praias convidam a muitos mergulhos, há bares e restaurantes com esplanada e no Miradouro Sobranceiro à Ponta do Sol, observam-se as montanhas verdes e o azul profundo do mar, ao fundo. No Paul da Serra, o único planalto da ilha, a cerca de 1500 metros de altitude, a fauna e flora e a vista desafogada são de visita obrigatória.
Campanário
Faz parte do concelho da Ribeira Brava, na costa oeste da ilha, e integra a famosa Fajã dos Padres e a Serra de Água.
Porto Moniz


No extremo norte da Ilha, o concelho é conhecido por encerrar algumas das paisagens mais dramáticas da região, a par com a beleza e o pitoresco das suas freguesias. A “Semana do Mar do Porto Moniz” é o maior evento cultural, recreativo e desportivo. As piscinas naturais, abraçadas por rochas vulcânicas, são o seu ex-líbris.
Porto Santo

A mais pequena ilha habitada do Arquipélago da Madeira é dourada e famosa pela sua praia de areia de 9 km e estilo de vida laidback (ver experiências)
Funchal


A baía, banhada pelo oceano Atlântico, os jardins, avenidas e ruas íngremes, as muitas quintas que decoram a cidade, a oferta de hotéis boutique, de luxo, enoturismos, lojas, bares e restaurantes, fazem da capital da Madeira, na costa sul desta ilha tão rica em contrastes, o centro turístico, cultural e comercial do arquipélago.
Picos Ruivo e do Areeiro

A Cordilheira Central da Madeira, monumento Natural, ocupa uma área de cerca de 8200 hectares. A parte oriental integra os picos mais altos da Madeira, o Pico Ruivo (1862 m) e o Pico do Areeiro (1818 m). Por sua vez, a parte ocidental é composta pelos pontos mais altos da área do Paul da Serra, com destaque para o Pico Ruivo do Paul (1640 m) e a zona da Bica da Cana (1620 m).
Ponta do Sol e Calheta

Aqui, o sol e o bom tempo parecem não ter um dia de folga. As praias convidam a muitos mergulhos, há bares e restaurantes com esplanada e no Miradouro Sobranceiro à Ponta do Sol observam-se as montanhas verdes e o azul profundo do mar, ao fundo.
experiências
Surf (Alagoa e Maiata, Porto da Cruz; Jardim do Mar, Calheta)

Boas ondas e temperatura da água temperada. As primeiras são indicadas para os iniciantes e a do Jardim do Mar é para os experts.
Afternoon Tea no Reid’s Palace (Funchal)


Um incontornável no Funchal e no mundo, hotel do Grupo Belmond. Delicadas sanduíches, scones acabados de fazer e pastelaria caseira, tudo acompanhado por uma seleção de 24 chás ou uma taça de champanhe.
Info: Est. Monumental 139, 9000-098 Funchal
Tel.: (+351) 291 71 70 30
Levada do Rei (São Jorge)


Atravessa uma zona florestal exótica combinada com exemplares de vegetação indígena; duração prevista: 3h30. O ponto de partida faz-se na Estação de Tratamento de Águas das Quebradas e o momento especial da caminhada fica guardado para a chegada ao Ribeiro Bonito. No final, vale a pena visitar o Moinho de Água de São Jorge, o único da sua espécie ainda em funcionamento, alimentado com as águas da Levada do Rei.
Chocolate artesanal no JardimJoo (Funchal)


Quinta tradicional madeirense, local de produção (e degustação) de chocolates artesanais com produtos naturais, feitos na oficina (pequena fábrica) no próprio jardim.
Info: Rua Luís Figueiroa de Albuquerque 6
Tel.: (+351) 965 243 129
E-mail: [email protected]
Praia (Porto Santo)

Mergulhos e bem-estar geral. São lendárias e comprovadas as propriedades terapêuticas das areias e água da ilha, que foi distinguida pelo site European Best Destinations como líder das 22 praias europeias (2022).
Prova de rum, Engenhos do Norte (Porto da Cruz)


Construídos em 1927, ainda em atividade, continuam a dedicar-se à produção de aguardente de cana-de-açúcar, ou rum, de acordo com o processo original.
Info: Rua do Cais nº 6 Casas Próximas, Porto da Cruz
Tel.: (+351) 291 563 346
E-mail: [email protected]
momento #instagram
Ribeiro Bonito

Santuário natural isolado e coberto pela vegetação densa característica da floresta Laurissilva (ver Levada do Rei).
comer, beber, amar
Ginja & Petiscos (Estreito de Câmara de Lobos)
Famoso pelas espetadas com milho frito.
Info: Rua Achada 13, Estreito de Câmara de Lobos, 9325-017
Tel.: (+351) 291 944 168
E-mail: [email protected]
Audax (Funchal)


Uma experiência gastronómica com base nos sabores tradicionais madeirenses, com um estilo moderno e irreverente. Um restaurante onde se interpreta a nossa tradição e cultura gastronómica.
Info: Rua Imperatriz D. Amélia, 104
9000-018 Funchal;
Tel.: (+351) 291 147 850;
E-mail: [email protected]
Steak & Sun (Ponta do Sol)
Para os amantes da carne de melhor qualidade. Ambiente acolhedor e descontraído.
Info: R. Dr. João Augusto Teixeira, 9360-215 Ponta do Sol
Tel.: (+351) 927 793 866
Restaurante Desarma (Funchal)


Conquistou a sua primeira estrela Michelin em fevereiro de 2024, um reconhecimento “que se tornou força e inspiração para as lutas que se seguem”. No topo do The Views Baía, aqui a cozinha é simples, mas os sabores desarmam quem os prova, uma combinação extraordinária de produtos tradicionais interpretados segundo a criatividade do Chef Octávio Freitas, que dá a provar muitas iguarias e estimula todos os sentidos, sem refrear a sua vontade de fazer mais e melhor.
Info: Rua das Maravilhas, 74 9000-177 Funchal
Tel.: +351 291 700 220
E-mail: [email protected]
O Recante (Caniçal)
Fica no coração da vila piscatória e aposta na frescura e qualidade dos melhores peixes e mariscos das águas da região.
Info: Est. de São Lourenço, nº 67 9200-041 Caniçal
Tel.: (351) 291 960 204
Ákua (Funchal)


A nova aventura do Chef Júlio Pereira. Frescura e sabores distintos, onde reinam e ganham destaque a sardinha, a beringela e maracujá ou o corneto de atum e sésamo.
Info: Rua dos Murças, 6, 9000-058 Funchal
O Calhau de São Jorge (Santana)
Destaque para os sabores únicos e a oferta de produtos fumados.
Info: Calhau de São Jorge, Santana
Tel.: (+351) 291 573 122
E-mail: [email protected]
testemunho
“A cultura em torno dos bares de poncha é uma das grandes experiências gastronómicas da Madeira. Fazer um roteiro de poncha é uma atividade enriquecedora, que revela uma cultura vibrante e comunitária. A poncha, apesar de parecer um sumo, é uma bebida alcoólica que faz parte da tradição local“
Chef Júlio Pereira