Alentejo: O guia completo para explorar a região dourada

Podemos escolher uma praia diferente todos os dias, explorar parques e reservas naturais, visitar albufeiras, lagoas e rios. Desfrutar do mais incrível entardecer no cimo de um monte. Saborear uma gastronomia autêntica, rica em sabores naturais, ervas aromáticas, azeite e doçaria conventual. Descansar numa cama de rede após uma caminhada pelas inúmeras rotas disponíveis. Encantar-se com uma praça caiada de branco e admirar séculos de história que sussurram lendas.

O Alentejo, com suas planícies vastas, o cante tradicional e algumas das mais belas praias da Europa, é sempre um dos destinos dourados de Portugal, pronto para ser redescoberto a cada ano. O Alto Alentejo abrange todo o distrito de Évora e quase todo o distrito de Portalegre. Já o Baixo Alentejo integra 18 concelhos — cobrindo todo o distrito de Beja e ainda a metade sul do distrito de Setúbal, incluindo Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Praias de sonho

São mais de 140 km de praias para descobrir ao longo de um dos litorais mais bem preservados do sul da Europa. De Troia à Zambujeira do Mar, passando por Almograve, Malhão, Melides, Porto Covo, São Torpes e muitas outras, quase secretas, as opções são amplas e irresistíveis.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Com cerca de 30 habitats, abriga mais de 100 espécies raras de plantas, algumas únicas no mundo. Nas escarpas e rochedos, encontram-se ninhos de cegonhas-brancas, enquanto no azul do oceano Atlântico é possível avistar uma rica diversidade de peixes e as únicas lontras em Portugal.

Évora

A cidade-museu é uma paragem obrigatória. O centro histórico reúne influências romanas, visigóticas e árabes, com vestígios que ultrapassam os 2.000 anos. O Templo Romano, a Sé, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos, a Igreja de São João Evangelista, a janela manuelina da Casa de Garcia de Resende e a Praça do Giraldo são parte de um património riquíssimo, reconhecido pela UNESCO.

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

As águas destas lagoas abrigam espécies como a enguia e a pardelha, peixe raro em Portugal. Nos céus, avistam-se milhares de aves migratórias, incluindo o pato-de-bico-vermelho, o flamingo e a andorinha-do-mar-anã. Vale a pena conhecer a fundo as suas muitas maravilhas! São 5.265,51 ha de área de reserva, na zona mais a sul do Arco Litoral Troia-Sines, um praia que se estende por cerca de 65 km entre a foz do Sado e o cabo de Sines. Contígua a um cordão dunar semiparalelo à costa, integra vários corpos lagunares isolados do mar, — lagoas de Santo André e da Sancha. A reserva estende-se por cerca de 15 km da costa dos municípios de Sines e Santiago do Cacém, incluindo uma faixa terrestre de 3.116,45 ha (com 2 a 3 km de largura) e uma faixa marinha de 2.149,06 ha (com cerca de 1,5 km de largura), rica em substrato arenoso com anelídeos e bivalves — alimento de várias espécies marinhas. A sua diversidade de biótopos reserva uma riqueza ecológica, onde se incluem mais de 50 espécies de peixes, alem de anfíbios, répteis, mamíferos, aves, invertebrados aquáticos e muitas espécies de borboletas.

Albufeiras

Praias como Tapada Grande, Alamal, Monsaraz, Mourão, Amieira e Santa Clara são perfeitas para refrescar o corpo. Nas albufeiras do Caia e de Odivelas, canoas e pranchas chamam para a diversão. No Alqueva, a experiência de navegar sob um céu estrelado é única. No Maranhão, os esquis aquáticos garantem adrenalina, enquanto no Vale do Gaio, a pesca pode render o almoço. O que mais se pode querer?

Comporta

Destino incontornável, especialmente na ‘silly season’, a Comporta é o lugar para ver e ser visto. Além das praias com areais extensos, há uma riqueza patrimonial, natural e gastronómica inegável, além de lojas, restaurantes, bares e uma oferta hoteleira premium.

Pés ao Caminho

No Alto Alentejo, explore os trilhos Feel Nature, que vão do verde da serra de São Mamede ao azul do Tejo no Monumento Natural das Portas de Ródão. Molhe os pés no Guadiana e no Alqueva e descubra os 11 percursos TransAlentejo. Na planície, a Grande Rota do Montado atravessa o Alentejo Central de ponta a ponta. Já a Rota Vicentina, que acompanha o mar, estende-se por 750 km de trilhos, com destaque para os percursos circulares, o Trilho dos Pescadores — considerado um dos melhores trilhos costeiros do mundo, com 226,5 km para calcorrear no Sudoeste de Portugal — e o Caminho Histórico da Rota Vicentina, certificado como um dos Leading Quality Trails – Best of Europe e constante do cardápio muito exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

experiências

Cavalos na Areia (Comporta)

Fundado por José Ribeira (2011), o projeto consta dos melhores roteiros nacionais e internacionais e prossegue o passo em direção ao sucesso além-fronteiras. Vale a pena consultar a lista de experiências disponíveis, que esta empresa portuguesa, cada vez mais internacional, sugere a todos os viajantes.
Info: EN261. Km 6 . Torre 7580-681 Comporta
Tel.: (+351) 913 181 844
E-mail: [email protected]

Monte Selvagem (Lavre)

Vencedor de vários prémios, o centro de conservação da Natureza tem 20ha e articula uma reserva animal, um parque de aventura e um projeto pedagógico! É um exemplo de sustentabilidade e das boas práticas assinalável!
Info: Monte do Azinhal, Lavre 7050-467 Montemor-o-Novo
Tel.: (+351) 265 894377
E-mail: [email protected]

Feira da Castanha (Marvão)

Agende, é em novembro, no Marvão. Aproveite e visite o castelo, a 862 m de altitude, para uma vista avassaladora. O Monumento Nacional, que recebeu 61568 visitantes em 2024, segundo dados da autarquia, confirmam tratar-se do Castelo com mais visitantes (7688), razão por que uma visita ao Marvão é mandatória. Em época de romarias, suba à N. Sra. da Penha e aprecie Castelo de Vide e a paisagem envolvente. E, agora que se aproxima o dia de fazer os trilhos do Percurso do Contrabando do Café (3 de maio), em homenagem aos antigos contrabandistas da raia luso-espanhola, vale a pena pernoitar nas cercanias da aldeia dos Galegos, palco da partida e chegada desta caminhada (aprox. 9 km) — as inscrições são gratuitas, incluem seguro, pequeno almoço e reforço alimentar, e já podem ser efetuadas no Posto de Turismo de Marvão ou pelo email.

Adega da Herdade do Freixo

Gizada pelo coletivo Frederico Valsassina Arquitectos, a adega conquistou o primeiro prémio da ArchDaily, na categoria Industrial Architecture (2018). Inovadora e única na Europa, é totalmente subterrânea e a sua visita é fundamental.
Info: Herdade do Freixo, 7170–112 Freixo, Portugal
Tel.: (+351) 266 094 830
E-mail: [email protected]

Bird Watching (Freixo, Redondo)

O projeto Orniturismo para Todos sugere um conjunto de experiências de fomento ao turismo ornitológico como atividade diversificadora da oferta turística em meio rural. A experiência “Safari Aves”, divertida e didática, é ideal para toda a família.
Info: Tel.: (+351) 284 313 540
E-mail: [email protected]

Fluviário de Mora

Dedicado aos ecossistemas de água doce, é um aquário público e integra 6 galerias expositivas onde pode conhecer mais sobre a vida aquática dulciaquícola de Portugal, da Península Ibérica, das regiões tropicais da América do Sul e de África, entre outras.
Info: Parque Ecológico do Gameiro, 7490-909 Cabeção, Mora
Tel.: (+351) 266 448 130
E-mail: [email protected]

Observação das estrelas no Dark Sky Alqueva (Cumeada)

O Observatório oficial do Dark Sky®, sede do Dark Sky® Alqueva, está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica. O conjunto de atividades alia a observação astronómica a outras, como relaxar ao pôr-do-sol ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas.
Info: Rua da Nossa Sra. da Conceição, Cumeada, Reguengos de Monsaraz, Évora
Tel.: (+351) 91 310 35 40
E-mail: [email protected]

momento #instagram

Parque Natural da Serra de São Mamede

“Um outro Alentejo”. Maciço montanhoso, as influências atlântica e mediterrânica atribuem-lhe muitas riquezas, históricas e naturais.

comer, beber e amar

Restaurante Almo (Comporta)

Um destino sempre agradável para começar o dia, com um brunch generoso ou para ir ao final da tarde tomar um copo. A lista de vinhos portugueses ecoa uma curadoria sensível aos produtores mais sustentáveis.
Info: R. do Comércio 1, 7580-642, Comporta
Tel.: (+351) 265 497 577
E-mail: [email protected]

Restaurante Abranda (Porto Côvo)

Pratos de partilha e um bom copo de vinho, num espaço depurado, onde se aposta em pequenos produtores locais. O ateliê de arquitetura LADO assina a conversão do edifício.
Info: Largo Marquês de Pombal 15, 7520-437 Porto Côvo
Tel.: (+351) 965 800 557
E-mail: [email protected]

A Azenha do mar (Odemira)

A melhor sapateira recheada de que há memória, para os habituais! Vá cedo porque está sempre composto e aproveite as vistas fantásticas!
Info: Azenha do Mar, Odemira, 7630-564 São Teotónio
Tel.: (+351) 282 947 297 / 962 632 909

Cavalariça (Évora e Comporta)

Recomendados pelo Guia Michelin, os restaurantes Cavalariça sugerem uma cozinha requintada, assente na biodiversidade local. Na antiga cavalariça, serve-se o peixe fresco de Sesimbra ou as ostras do Rio Sado e cada prato conta uma história do património costeiro.
Info: R. do Secador 9, 7580-648 Comporta
Tel.: (+351) 930 451 879
E-mail: reservascomporta@cavalariça

A Barca Tranquitanas (Zambujeira do Mar)

A Feijoada de búzios ou os filetes de peixe e Pampo com arroz de tomate, mas também as migas com carne de porco são tudo iguarias a repetir.
Info: Entrada da Barca, 7630-734 Zambujeira do Mar
Tel.: (+351) 283 961 186
E-mail: [email protected]

Mercearia Gadanha (Estremoz)

Parece uma mercearia, mas é um restaurante e loja e faz parte do Guia Michelin. A ementa propõe iguarias como gambas crocantes e diferentes pratos de porco preto e a loja vende queijos, enchidos e vinhos da zona de Estremoz.
Info: Lgo Dragões de Olivença 84, 7100-457 Estremoz
Tel.: (+351) 268 333 262
E-mail: [email protected]

testemunho

“Gosto de ir com os meus filhos à Serra de Marvão e à ecopista do Montado, em Montemor-o-Novo, de fazer um piquenique, no verão, no Alqueva e de ver as estrelas no Dark Sky Alqueva. Quando posso, vou beber um copo no Xerez, em Monsaraz, ao pôr do sol”

Cristina Laffan, Dir. de F&B, L’AND Vineyards

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi