Beiras: Descubra o melhor da Região Centro de Portugal

Este é o ano em que se comemoram os 10 anos do rebranding da marca “Turismo Centro de Portugal” — na última edição da BTL, revelou-se como “o grande agregador da identidade da Região, integrando as suas 8 comunidades intermunicipais, representativas dos seus 100 municípios”. Gastronomia, Vinhos e Enoturismo – com o projeto “Sabores ao Centro”; Roteiros, com o projeto “Estradas com História”; Recuperação do património e a valorização do “saber fazer”, com o projeto Turismo Industrial; criatividade e desenvolvimento das cidades, com o projeto “Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal”; Desportos, com o projeto “Estações Náuticas” ou o “Rally de Portugal no Centro de Portugal” e atividades ao ar livre ou os roteiros de espiritualidade, com o projeto “Portal Outdoor”, atravessam gerações e uma região que atrai locais e estrangeiros em número cada vez maior. 

Covão d’Ametade (Serra da Estrela) 

Antiga lagoa de origem glaciar, e um dos locais mais icónicos e belos da Serra, fica a 1.420 metros de altitude, no sopé do maciço do Cântaro Magro, revestido por relvados naturais (cervunais), onde o Rio Zêzere ganha forma. Daqui pode contemplar-se toda a imponência e grandiosidade do afloramento granítico, conhecido pelo Cântaro Magro. O Covão d’Ametade está bem fornecido de infraestruturas de apoio aos visitantes, muitos deles amantes do desporto de aventura, havendo roteiros desenhados para 3 e 5 dias. 

Serra da Estrela 

A região foi reconhecida pela European Best Destinations como um dos “Melhores Destinos de Natureza da Europa” em 2024, valorizando as suas paisagens deslumbrantes e a oferta de atividades ao ar livre.  A montanha mais alta de Portugal continental, foi ainda certificada, em setembro de 2024, como “Destino Turístico Mundial de Montanha” pela Aliança Internacional de Turismo de Montanha (China), o que confirma a sua extraordinária beleza natural, biodiversidade e compromisso com práticas de turismo sustentável. Por seu turno, a Associação Geopark Estrela vai submeter uma candidatura para que a Serra da Estrela seja reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO, decisão que deverá ser conhecida em 2026, e se tal se concretizar, a Serra da Estrela “será maior Reserva da Biosfera continental inteiramente portuguesa, abrangendo seis municípios e uma população de aproximadamente 130 mil habitantes”. ​  

Estufas Tropicais do Jardim Botânico, Univ. de Coimbra (Coimbra) 

Um dos mais antigos edifícios da arquitetura do ferro em Portugal, alvo de projeto de requalificação — arqto João Mendes Ribeiro —, venceu (2017) o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de “Melhor Intervenção com Impacto Social”. O seu interior alberga uma grande diversidade de espécies. Visita guiada de 1h, mín. de 3 participantes (10€, adultos). Reservas aqui 
Info: [email protected] 

Mata do Bussaco 

Com seis percursos pedestres, todos identificados, a mata é como um conto de fadas, a descobrir a cada visita. Inclua nela o Vale dos Fetos, os lagos e fontes, os recantos e percursos históricos, as portas da cerca ou as ermidas construídas pelos Carmelitas Descalços. Suba ao Miradouro da Cruz Alta e, havendo tempo, vá até ao lugar de Almas de Encarnadouro para visitar o Museu Militar. Ao preparar a sua visita, vale a pena ler mais sobre os trilhos temáticos e percursos pedestres que a Fundação Mata do Bussaco tem à disposição do público, percursos distintos orientados por monitores com experiência, disponíveis em 4 línguas: português, inglês, espanhol e francês. As visitas são organizadas mediante pedido, para grupos com um mínimo de 15 pessoas, se do possível realizar visitas para grupos com menos de 15 pessoas mediante consulta prévia de orçamento. Consulte e descarregue toda a informação sobre a Mata. 

Aveiro 

Aquela que é conhecida como a “Veneza Portuguesa”, recebeu o prémio de “Destino Sustentável do Ano” pela Green Destinations, graças aos seus esforços em promover o turismo sustentável e preservar os seus ecossistemas únicos.  

Sever do Vouga 

Natureza exuberante, planos de água espelhados, cascatas e uma aposta no turismo de aventura assinalável. Vale ainda a pena conhecer de perto as propostas gastronómicas e o artesanato local. Aos cerca de 70% de área florestal juntam-se monumentos históricos, como o Forno dos Mouros, a Necrópole da Anta da Cerqueira e vestígios da Via Romana.  

Sítio Arqueológico do Vale do Mouro (Coriscada, Mêda) 

Alvo de prospeções arqueológicas desde 2003, que deram a descobrir um pátio ladrilhado com elementos figurativos, pontas de lança, cerâmica, moedas, elementos de construção, entre outros. A campanha de 2007 ano deixou aberta uma exposição permanente de achados no Centro Sócio-Cultural da Coriscada.   
Info: Tel.: (+351) 969 104 512  
E-mail: [email protected] 

Castelo Rodrigo 

Faz parte do roteiro das Aldeias Históricas de Portugal, medieval, entre muralhas, imponente e fundado por Afonso IX de Leão. Vale a pena visitar a igreja de Nossa Senhora de Rocamador (e a imagem de Santiago Mata-Mouros), a igreja e o convento de Sta. Maria de Aguiar, a torre do relógio e o pelourinho, bem como o poço-cisterna.

Figueira da Foz 

É um dos muitos destinos balneares do País, com 34 km de praias, todas diferentes e únicas. Tanto se experimenta a onda direita mais longa da Europa como se sente a adrenalina das ondas rebeldes do Atlântico, ou a tranquilidade das águas do Mondego. A Serra da Boa Viagem, o salgado figueirense, o Parque das Abadias, a Marina de Recreio e toda a zona ribeirinha, as Lagoas do Bom Sucesso e os diversos percursos pedestres proporcionam agradáveis experiências.  

experiências 

Ciência a Caminhar | Estrela 2025  

Começaram em janeiro e prolongam-se durante todo o ano de 2025. As caminhadas no Geopark Mundial da UNESCO propõem aos caminhantes percursos surpreendentes e o contacto com as e o conhecimento. Vale a pena conhecer o programa e partir à descoberta deste território.

Siga o pastor (Mangualde)  

A partir de €56 (2 horas), de 2 a 20 pessoas. Esta experiência propõe conhecer o queijo, desde o pasto até à mesa, com a serra da Estrela como pano de fundo. Começa com a chegada ao ponto de encontro e as boas vindas e prossegue com a visita guiada ao Ovil e manhã com Pastor (programa da manhã); Visita guiada de recolha das ovelhas ao Ovil e ordenha com o Pastor (programa da tarde). Obsb: Ordenha é feita de outubro a junho. Inclui ainda as provas gastronómicas do queijo da Serra da Estrela, mel e vinho do Dão. Reservas aqui 

Workshop: Pastor por um dia 

Mais um convite a descobrir a autenticidade da vida no campo, pela mão da Beira Tours. Acompanhe o rebanho até às pastagens e assista à ordenha, visite a queijaria e aprenda os segredos da produção de queijo artesanal, da seleção dos ingredientes até ao processo de fabrico. 
Info: Av. Nuno Álvares, Bloco C, Loja 9 R/c, CC Nuno Álvares 6000-083  
Tel.: (+351) 966 329 004 
E-mail: [email protected] 

Um Dia na Quinta de Lemos com o Chef Diogo Rocha (Viseu) 

Na região do Dão, a experiência inicia-se com um passeio pelas vinhas autóctones da Quinta de Lemos, seguido de uma visita ao atelier da ceramista Geraldine Lemos, onde a criatividade das suas peças ajuda a dar vida e a contar a história dos menus da Mesa de Lemos. Os participantes têm a oportunidade de conhecer o processo criativo e colocar “a mão na massa”, ao moldarem as suas peças de cerâmica. Na adega, segue-se uma prova de vinhos comentada pelo enólogo Hugo Chaves e uma degustação comentada de azeites produzidos na Quinta. O dia culmina com um jantar no restaurante Mesa de Lemos, onde o Chef Diogo Rocha (1★ Michelin), apresenta um menu repleto de ingredientes sazonais e locais, muitos deles da Quinta, harmonizado com os exclusivos vinhos da Quinta de Lemos. Saiba mais e reserve aqui 

Ecovia do Mondego 

O projeto, concluído em 2024, criou uma ciclovia que liga várias localidades ao longo do rio Mondego, de Viseu a Coimbra, como forma de promover o ecoturismo e a mobilidade sustentável na região, a pedalar. Este percurso ciclável (cerca de 40 kms), prolonga-se desde o final da Ecopista do Dão, em Santa Comba Dão, até aos limites do concelho de Penacova, com passagem pelos concelhos de Mortágua e Vila Nova de Poiares. A rede ciclável intermunicipal dá descobrir aos aventureiros ciclistas os vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo. Um empreendimento de grande monta. Descarregue os mapas aqui 
Info: Tel.: (+351) 239 795 200 

Trilho PR14 (Drave) 

Naquela que é designada a Aldeia Mágica, este trilho é uma das caminhadas mais belas do Arouca Geopark, levando-nos até à aldeia de xisto, misteriosa, a fazer sobretudo entre abril e junho, quando a Natureza se nos revela em todo o seu colorido esplendoroso, abrindo-se em paisagens raras. 
Info: Tel.: (+351) 918 682 650 
E-mail: [email protected] 

Termas Romanas (S. Pedro do Sul) 

Na margem do rio Vouga, a cerca de 500 metros da nascente de água termal, classificado como Monumento Nacional desde 1938, este edifício, de fundação romana (séc. I d.C), manteve até hoje grande parte da sua estrutura primitiva e é de um dos complexos termais de origem romana mais importantes e bem conservados dos existentes no país, com uma utilização contínua ao longo de 2000 anos e que tem desde sempre sido o grande motor do desenvolvimento regional. 
Info: Tel.: (+351) 232 720 140 
E-mail: [email protected] 

Rota Turística Literária Viagem do Elefante 

Viagem pelo Centro de Portugal, guiados pelas palavras de José Saramago, dando-nos a descobrir os magníficos cenários que o escritor imortalizou na obra “A Viagem do Elefante”. Destacam-se ainda os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Sabugal, Belmonte, Fundão, Mêda e Lisboa, como dinamizadores da iniciativa. Vale a pena conhecer esta rota 
Info: Ed. da Alfândega, Largo 25 de Abril 6355-217 Vilar Formoso 
Tel.: (+351) 914 506 242 
E-mail: [email protected] 

momento #instagram

Passadiços do Mondego 

Uma experiência imersiva na natureza! No concelho da Guarda, inseridos num território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela, propõem um percurso com cerca de 12 km, ao longo do Rio Mondego, e a passagem por Videmonte, Trinta, Vila Soeiro ou Barragem do Caldeirão

comer, beber e amar 

Restaurante MA (Coimbra) 

No espaço intimista, perto da Sé Velha, na barra de madeira serve-se o menu omakase, e na sala o menu é à la carte. O Chef Ricardo Casqueiro aplica a tradição japonesa com técnicas ocidentais e produtos nacionais. 
Info: Rua do Norte 13, Coimbra, 3000 295, Portugal
Tel.: (+351) 919 999 651

Restaurante Prosa (Aveiro) 

Portugal e Aveiro à mesa, numa carta de amor aos clássicos que se encontra com a contemporaneidade. É esta a promessa diária do Prosa. As criações de alta gastronomia da equipa acompanham os costumes, invocando as raízes emocionais neste restaurante especial. 
Info: Travessa dos Ourives n.º1 3800-238 Aveiro
Tel.: (+351) 234 245 630
E-mail: [email protected] 

Mesa de Lemos (Viseu) 

No coração da região do Dão, o Chef Diogo Rocha, natural da região, trabalha com os melhores produtos regionais e nacionais, com um twist. O edifício fez parte da shortlist dos prémios internacionais do site de arquitetura ArchDaily (arquiteto Carvalho Araújo), e os interiores são assinados por Nini Andrade Silva. 
Info: Passos de Silgueiros 3500-541, Viseu
Tel.: (+351) 961 158 503
E-mail: [email protected] 

Restaurante Olaias (Figueira da Foz) 

O arroz carolino do Mondego (pato, peixe ou rabo de boi), o Rissol da Tia Fernanda, o Pão de ló húmido com flor de sal… O restaurante exibe uma decoração cuidada e despretensiosa, com janelas de vidro do chão ao teto e vistas fantásticas! 
Info: Rua Abade Pedro 2 – Centro de Artes e Espetáculos, Figueira da Foz, 3080 081
Tel.: (+351) 937 408 125
E-mail: [email protected] 

testemunhos

Nas Beiras, onde nasci, gosto de matar saudades do tempo da universidade e subir as escadas do quebra-costa, contornar a Sé Velha, subir as ruas íngremes até às escadas de Minerva, até ao pátio da Faculdade de Direito, relembrando sonoramente os exercícios de vocalizações do antigo Conservatório. Hoje, o recriado Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência da UC relembra os tempos em que o afã pelo conhecimento fazia dar voltas ao mundo ao invés de scroll nos ecrãs. Um passeio pelo Jardim Botânico ou pelo baixo Mondego até Tentúgal, comer uns pastéis quentinhos ou um arroz de pato na Casa Arménio. 

Susana Figueiredo, Magistrada do Ministério Público

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi