Casa do Eirado
Esta casa foi recuperada das ruínas de uma habitação rural do final do século XIX, que pertenceu à família Simões. O projeto foi idealizado pelo proprietário, Sr. José, e pode ser considerado uma homenagem às suas raízes.
No interior da Casa do Eirado encontram-se elementos únicos como uma significativa colecção de olaria popular portuguesa, livros sobre a cultura algarvia (gastronomia, arquitectura e arte popular), bem como preciosidades musicais em forma de discos e LP’s.
A cozinha é um capítulo à parte nesta história. É o lugar onde mesmo quem não tem muita habilidade culinária, encontra inspiração. Livros dos mais variados temas culinários dividem a prateleira com louças tradicionais e coleções de antigos utensílios de cozinha. Isso acontece pela valorização e vasto conhecimento gastronômico de Aida Simões, esposa do Sr. José.
Outros elementos decorativos foram preenchidos com o talento de Miguel Simões, filho do Sr. José, através de fotografias e desenhos.
A casa é um bom exemplo da arquitetura rural popular e vernacular do Algarve. Cal, madeira, pedra e terracota são os materiais tradicionais com texturas que ainda podemos experimentar. A quase virtual ausência de elementos decorativos na Casa do Eirado leva-nos a um tempo e a uma sociedade onde não havia lugar para o supérfluo.
Faça AQUI a sua reserva