Escapadinha de Outono

Sugerimos-lhe a cidade de Olhão e a sua estadia na CASA AMOR.

A ria Formosa, as praias de areia clara e água cristalina, os campos de golfe, os passeios para observar a fauna e a flora, os percursos pedestres. Muito mais que um local para se entregar ao dolce far niente, o sotavento algarvio, entre Alcoutim e Vila Real de Santo António, é uma região com muitas experiências para experimentar.  

txt: v.m
Junto a Espanha, país com que faz fronteira, Vila Real De Santo António é um dos concelhos que integram o sotavento algarvio – os restantes são Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira. Localizada na margem direita do rio Guadiana, é uma cidade virada para o turismo e com uma grande riqueza natural, de onde se destaca a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, uma zona húmida constituída por um complexo sistema de áreas de sapal, canais, corpos de água salobra, salinas, espaços secos com uso agrícola, algumas manchas de mato e uma pequena área com montado de sobro. A primavera é a estação ideal para apreciar a diversidade de aves que aqui se encontra, especialmente as espécies nidificantes. Passeie pelos caminhos, observe os campos que explodem em cores e aromas e descubra espécies aromáticas e medicinais. 
Estrela do sotavento, a ria Formosa estende-se entre as praias de Manta Rota, em Vila Real de Santo António, e a do Ancão, no concelho de Loulé. É a mais importante zona húmida do sul de Portugal, está separada do mar por um cordão de ilhas-barreira e é alimentada por pequenos cursos de água com regime sazonal. Alberga diversos habitats e é uma área importante em termos de aves, funcionando ainda a zona lagunar como viveiro para algumas espécies marinhas. Muitas espécies de aves aquáticas migratórias do norte da Europa passam aqui o inverno ou usam a ria como escala rumo a sul. Percorra o trilho da Quinta do Ludo nesta época do ano e observe a grande diversidade de aves. Ao longo do trilho da praia do Barril, na Ilha de Tavira, observe a flora e vegetação dunar, florida e perfumada na primavera. Por fim, visite o núcleo histórico de Tavira e o forte de S. João da Barra, em Cabanas. As águas da Ria Formosa são ricas em bivalves, como por exemplo amêijoa, berbigão ou ostras e toda a zona como é protegida atrai muitas espécies de aves, mas também cobras, sapos e camaleões. 
Mais para o interior, a vila de Alcoutim oferece uma sensação de tranquilidade, conferida pelo serpentear Guadiana. Essa paz convida a passear pelas ruas da vila para descobrir, em cada recanto, a riqueza histórica e cultural herdada de povos e civilizações que passaram pela região e deixaram marcas e influências ainda hoje visíveis.

CASA AMOR

Situada no centro histórico da capital da Ria Formosa, a Casa Amor é um boutique hotel de 10 quartos com um café, um restaurante intimista e uma pequena galeria de arte.

A Casa Amor foi totalmente restaurada a fim de recuperar o seu esplendor do século XIX: paredes caiadas, pedras ocre e típicas platibandas algarvias. A antiga casa foi construída em 1870 pelo Dr. Pádua, foi médico, mas também músico, maestro e Presidente da Câmara de Olhão. A rua, como o seu nome, é, hoje em dia, a morada da Casa Amor.
Os arcos e as abóbadas, restaurados ou reconstruídos, conferem-lhe um caráter muito especial. O pátio branco recuperou a sua oliveira centenária. As ornamentais portas vermelhas em madeira entalhada foram reproduzidas por habilidosos artesãos e são características das lindas residências da cidade.

Na açoteia, onde outrora secavam figos e polvos, as tijoleiras de Santa Catarina oferecem agora o prazer de se andar descalço. A piscina de água salgada, sem cloro, domina o pátio. Refrescamo-nos, com vista para a cidade cubista branca e ao longe o Cerro de São Miguel. O miradouro oferece uma vista magnífica sobre a Ria Formosa e as ilhas…
No rés do chão, encontra-se a sala de jantar, onde se pode tomar o pequeno-almoço e o jantar sob as abóbadas brancas centenárias. É iluminada pela luz do pátio branco que entra por grandes janelas de metal preto. Aqui, o antigo e o moderno associam-se sem nunca colidir. Também pode sentar-se no pátio para se proteger do calor do Verão. O mobiliário de jardim Ópera de Fermob é um aceno ao passado parisiense dos proprietários.

A sala de estar, que relembra uma antiga capela, convida à leitura ou à descontração, fresca no Verão ou aconchegante, graças a sua lareira, no inverno. Uma biblioteca, um gira-discos, jogos de tabuleiro, aqui podemos sentir os ritmos abrandarem.  

A Casa Amor é um boutique hotel de 10 quartos com um café, um restaurante intimista e uma pequena galeria de arte.

O café, que oferece pastelaria francesa e produtos de eleição e teve imenso sucesso em 2022 na Barreta, está agora aqui instalado definitivamente.

Logo ao lado, a pequena Galeria de Arte participa na vida local, sendo também Olhão uma cidade de artistas. No inverno, este espaço pode tornar-se numa sala de reuniões para seminários de empresas. Imagine a capacidade de trabalho das suas equipas num ambiente destes, a menos de três horas das principais capitais europeias!

Crianças aceitam se a partir dos 14 anos.

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments