Minho, Douro e Trás-os-Montes: Cultura, Gastronomia e Natureza no coração do Norte de Portugal
O Minho, verde-que-te-quero-verde, rico em património cultural, gastronómico, a dois passos da vizinha Galiza, já não atrai apenas os que antes ali íam a banhos ou passar as férias de verão nas suas casas. É hoje cada vez mais visitado, consolidando-se como destino de excelência. A diversificação da oferta turística, onde se inclui a criação de uma Rede de Turismo Equestre, e a aposta no enoturismo, fazem dele um destino para onde só apetece evadir.
“O Douro é um excesso da natureza (…) Um poema geológico. A beleza absoluta.” – Miguel Torga. O vale, a que muitos chamam ‘casa’, com os seus vinhedos em socalcos que acompanham o curso do rio com o mesmo nome, berço do Vinho do Porto, desvenda uma paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Trás-os-Montes, das paisagens montanhosas e da arquitetura granítica, rico em tradições — gastronomia robusta, festividades locais, lugar da segunda língua oficial em Portugal, onde Pedro e Inês casaram — , dos castelos e caminhos, despertando a veia aventureira em tantos de nós… Trás-os-Montes, nunca esquecida. Sempre relembrada.
Sistelo (Arcos de Valdevez)

O “Pequeno Tibete Português” é tido como uma das dez localidades mais bonitas de Portugal. “Um paraíso para os caminhantes, graças aos muitos trilhos sinalizados que têm a vila como seu ponto de partida”, escreve o Le Figaro. Na página oficial de Arcos de Valdevez, lê-se tratar-se da vencedora nacional das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Rural. Os socalcos, seus ex-líbris e símbolos do convívio secular entre Homem e Natureza, deram origem a uma paisagem de invulgar beleza, uma solução que revela as boas práticas no que toca à sustentabilidade, como forma de “obter provento agrícola e pecuário”, e palco para criação das raças autóctones de vacas Cachena e Barrosã.
Vale a pena visitar As Oficinas de Criatividade Himalaya, espaço dedicado ao Padre Himalaya, nascido em Arcos de Valdevez, e plataforma de promoção da ciência e das áreas do Conhecimento, que incorpora o “Núcleo Interpretativo Himalaya”, um espaço documental e biográfico. De 15 de junho a 15 de setembro de segunda-feira a sábado, das 10h00-13h00 / 15h00-19h00. Consulte aqui toda a informação.
Cascata Fecha de Barjas (Terras de Bouro)

A conhecida como Cascata do Tahiti, perto da aldeia da Ermida, é uma das quedas de água mais deslumbrantes do Gerês e o acesso faz-se a pé, pela margem esquerda do rio Arado, junto à ponte que o atravessa. Transpondo um segundo rio, o Fafião, alcança-se a parte inferior, onde é possível visualizar toda a queda de água (indicado como local mais seguro para banhos). Descarregue o mapa e divirta-se.
Praia do Cabedelo (Viana do Castelo)

Galardoada por várias vezes, é a primeira a sul do Rio Lima, ideal para a prática de windsurf ou kitesurf e demais atividades do género, bem como para apanhar a onda e passar o dia na preguiça.
Provesende
Situada na região do Alto Douro Vinhateiro, na margem norte do rio, entre vinhas, solares e casas em pedra, é uma viagem no tempo. Vale a pena conhecer o Trilho Vinhateiro de Provesende. Descarregue a brochura e parta à descoberta.
Tabuaço

Viver a serra e o Rio, respirar a força da paisagem, a dos vinhedos em socalco do Douro, usufruir das muitas experiências à disposição, desde escalar penhascos aos passeios à beira rio, desbravar caminho e pôr pés à rota e fazer um dos muitos percursos disponíveis na rede de caminhos, provar o melhor dos vinhos e dos azeites, conhecer uma gastronomia variada que colhe inspiração nas receitas ancestrais… ? Tabuaço é tudo isto, e muito mais! Um pequeno tesouro a descobrir na sua próxima viagem. Conheça melhor a vila e leve consigo o mapa.
Mosteiro de São Martinho de Tibães (Mire de Tibães)
Fundado no século XI, atingiu o seu máximo esplendor nos séculos XVII e XVIII. Classificado Imóvel de Interesse Público (1944), ali se fazem visitas livres, guiadas e com áudioguia, sendo de interesse conhecer o conjunto monástico formado pelo cruzeiro, pelo edifício e pela cerca… mas com tempo, pois há mais de 40 hectares para descobrir!
Info: R. do Mosteiro, n.º 59 4700-565, Mire de Tibães, Braga
Tel.: (+351) 253 622 670
E-mail: [email protected]
Monte de Santa Luzia (Viana do Castelo)

Além do fantástico pôr do sol, a vista até ao mar espraia-se pelos campos e prolonga-se pelo trecho do Vale do Lima e da orla marítima, a norte e a sul do estuário do rio. Por alguma razão, foi Considerado pela National Geographic Magazine como o 3º mais belo do Mundo.
Info: Monte de Santa Luzia, Apartado 21 4901-009 Viana do Castelo
Tel.: (+351) 258 823 173 | +351 961 660 300
Braga

Capital Portuguesa da Cultura em 2025 e candidata em 2027, a cidade vibrante tem uma programação que se estende até dezembro, rica em eventos de natureza vária, de portas abertas ao mundo. Qualidade de vida, património religioso e arquitetónico de peso, gastronomia, hotelaria e um lifestyle upscale.
Info: Praça Conde de Agrolongo 123 4700-312 Braga
Tel.: (+351) 253 142 200
E-mail: [email protected]
Capela Cheia de Graça e Imaculada Conceição (Braga)


Venceram, na categoria de “arquitetura religiosa”, o prémio ArchDaily 2019, segundo projeto do gabinete Cerejeira Fontes Arquitetos, em colaboração com o escultor norueguês Asbjörn Andersen. Um lugar de culto, extraordinário, a conhecer. Os dois edifícios, que são um só, diferem em volume, sendo o maior, uma requalificação da capela existente do Seminário, destinado a celebrações em dias festivos, e o mais pequeno uma capela doméstica destinado “à celebração da liturgia diária do grupo em formação, residente no Seminário”.
Info: R. de São Domingos 94B, 4710-435 Braga
Miradouro do Fradinho (Távora-Tabuaço)
Um cenário deslumbrante sobre o vale do rio Távora, uma paisagem única — o acesso pode ser feito através da escadaria de madeira, composta por 419 degraus — e um dos mais desafiantes pontos para a prática da Escalada, que é composta por vários setores e níveis de dificuldade. GPS: 41º 06`25.592”N | 7º 32`54.74”W
Porto

Cidade de bons restaurantes e de boa gente, do rio Douro e de pontes, de parques e monumentos históricos, de arquitetos e escritores, de festas e bares vibrantes, de galerias de arte e livrarias, de francesinhas e do vinho… O Porto é tudo isto e tanto mais. Numa próxima visita, passeie na Rua Galeria de Paris e na Rua Miguel Bombarda, prove uma francesinha no Capa Negra, tome uma cerveja a ver o mar em Matosinhos, saia à noite e agarre os martelinhos nas Festas de São João. Consulte o Guia Oficial Porto “City Break”.


Passadiços do Paiva (Arouca)

Na margem esquerda do Rio Paiva, os 8 km de passeio rodeado de paisagens de beleza ímpar fazem deste um santuário natural. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau.
Info:R. Abel Botelho, n.º 4, 4540-114 Arouca
Tel.: (+351) 256 940 258
E-mail: [email protected]
Museu do Douro (Peso da Régua)

Além da exposição permanente (Armanda Passos), sugere-se uma visita a este espaço cultural. A mostra “Silva Porto (1850-1893) | Os anos de formação” decorre até 20 de maio e inclui 60 desenhos que documentam a formação do pintor nascido no Porto (1850).
Info: R. Marquês de Pombal, 5050-282 Peso da Régua
Tel.: (+351) 254 310 190
E-mail: [email protected]
Domus Municipalis (Bragança)

Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o principal ex-libris da cidade e o único exemplar da arquitetura civil românica existente em toda a Península Ibérica.
Info: Rua da Cidadela, 5300-025 Bragança
Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa)

Embora seja um dos maiores museus portugueses, assenta graciosamente, com parte do seu volume como que engastado no topo da colina que, na sua margem esquerda, encima a foz do Côa, celebrando o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.
Info: Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Tel.: (+351) 279 768 260 / 965 778 799
Cais Turístico e Fluvial da Folgosa (Régua)

Na região demarcada do Douro, o projeto do coletivo Saraiva + Associados interpreta o cais fluvial, que compreende dois edifícios: um destinado a bar/restaurante e outro ao quiosque de apoio às zonas de lazer.
Info:Praça da República, 5110-127 Armamar
Tel.: (+351) 254 850 800
E-mail: [email protected]
experiências
Rede de Trilhos Pedestres (Gerês-Terras de Bouro)
“Na Senda de Miguel Torga”, assim foi designada, é uma rede de trilhos pedestres que rende homenagem a um dos grandes nomes da literatura portuguesa, profundo conhecedor destas paisagens, e servem como forma de dar a conhecer aos amantes da natureza o belíssimo património natural e patrimonial de Terras de Bouro em toda a sua plenitude. Consulte aqui o mapa dos trilhos.
Destinos Equestres

A rede de cerca de 100 km de percursos equestres que ligam Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima convida a descobrir o território, do litoral atlântico à Serra de Arga, passando pelo vale do rio Lima. O Percurso Equestre do Rio Lima à Serra de Arga e o Percurso Equestre da Serra de Arga “são dois itinerários constituídos ao abrigo do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, que complementam a rede regional de percursos equestres já existente”.
Info: destinoequestre.pt
Casa do Romezal (Peso da Régua)

O projeto de enoturismo dos dois irmãos, Margarida e Luís, é uma história de amor e sucesso. Vale a pena visitar a propriedade (40ha de vinha divididos entre Baixo Corgo, Lobrigos e Cima Corgo, Vilarinho dos Freires e Poiares) e conhecer as referências Gueda Doc Douro, Porto e o azeite Extra-Virgem. Aqui, as provas não têm guião, sendo adaptadas à medida para uma experiência memorável.
Info: Casa do Romezal, Calçada do Barreiro, Vilarinho dos Freires, 5050-366 Peso da Régua
Tel.: (+351) 935 171 239
E-mail: [email protected]
Treetop Walk (Parque da Fundação de Serralves, Porto)

Identificado como estrategicamente relevante, foi criado um percurso em nível elevado face ao solo, junto à copa das árvores, permitindo uma experiência impactante de observação e estudo da biodiversidade do Parque de Serralves. O Treetop Walk foi criado pela Fundação de Serralves, em colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português.
Info: R. Dom João de Castro, 210, 4150-417 Porto
Tel.: (+351) 22 615 6500
Prova de Infusões (Alvaredo)
Na Quinta do Soalheiro, em Alvaredo, o Alvarinho é rei, mas também as infusões The Pur Terroir, que remetem para a tradição dos habitantes de Monção e Melgaço, que plantavam ervas aromáticas nos seus próprios quintais para infusões e preparações culinárias. A experiência começa com uma visita ao Campo das Infusões, seguida da prova de cinco infusões harmonizadas com pão de Melgaço, compota artesanal da Quinta de Folga e mel do Zé.
Info: Lugar da Charneca, 4960-010 Alvaredo
Tel.: (+351) 251 416 769
E-mail: [email protected]
WRC Rally de Portugal (Serra da Cabreira)
A 5ª etapa do Campeonato do Mundo de Ralis chega às regiões Norte e Centro de Portugal entre 15 e 18 de maio. No sábado, dia 17, o rally regressa a Vieira do Minho, seguido de duplas passagens em Cabeceiras de Basto e Amarante.
Info: rallydeportugal.pt
Ponte de Misarela (Gerês)

Em Frades, na freguesia de Ruivães, a pujança da natureza eleva o nosso olhar para a Ponte da Misarela, situada a mais de 15 metros sobre o leito do rio Rabagão. A vegetação densa, as cascatas e as formações rochosas moldadas pela força da água que corre até ao Cávado desenham uma paisagem natural de cortar a respiração. O seu arco, com mais de 10 metros, alicerçado nas escarpas graníticas, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1958.
Brama dos Veados (Parque de Montesinho)

Acontece entre setembro e outubro, na Terra Fria Transmontana, quando o veado-vermelho (Cervus elaphus), o maior cervídeo da Península Ibérica, realiza o ritual do acasalamento, mais conhecido como Brama. Os bramidos ecoam pelos montes, atraem as fêmeas e intimidam os machos rivais. O espetáculo acontece ao início do crepúsculo e de madrugada, no Parque Natural de Montesinho.
Info: R. Visconde da Bouça, Ap. 238, 5301-903 Bragança
Tel.: (+351) 273 327 680
E-mail: [email protected]
Douro & Porto Wine Festival (Porto Comercial de Cambres, Lamego)
A música, a gastronomia e o vinho celebram-se nos dias 4 e 5 de julho num cenário idílico, atraindo novos públicos até à região do Douro. Com um alinhamento de classe internacional, vários palcos, atrações e experiências sensoriais, sempre regadas pelos melhores néctares do mundo: os vinhos do Douro.
Rota do Românico

Em terras dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, a rota reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. A Rota do Românico integra, desde dezembro de 2009, a Transromanica, reconhecida como “Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa”, em agosto de 2007. Escolha o seu mapa e parte à aventura.
Info: Tel.: (+351) 255 810 706 / 918 116 488
E-mail (visitas): [email protected]
Douro Histórico num Clássico

Organizado pela Douro Vintage Tours, o passeio num automóvel clássico inclui visita à aldeia de Provesende, passagem por Vila Real (Casa de Mateus, almoço com menu de degustação harmonizado com vinhos), Favaios e Pinhão, com visita exclusiva a uma das mais antigas quintas de produção de vinhos da região do Douro, guiada pelo enólogo da casa.
Info: Tel.: (+351) 962 908 798
E-mail: [email protected]
Discover Olaria (Vila Real)


Pela mão da Bacelar Pereira Design House, este é “um workshop que não é um workshop!” onde se explora a parte sensorial, com música calma e sem necessidade de experiência prévia. Reservas com dois dias de antecedência.
Info: R. Nova, N8, Gravelos, 5000-027 Vila Real
Tel.: (+351) 918 021 239 / 963 640 883
E-mail: [email protected]
momento #instagram
Miradouro do Ujo

Entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres, o Miradouro do Ujo é um dos pontos de excelência para admirar a paisagem do vale do Tua. Na imponente infraestrutura em ferro, observa-se um extenso troço deste vale e da atual albufeira numa paisagem de rara beleza. Brochura turística dos miradouros de Alijó
Info: Av. Conselheiro Teixeira de Sousa, 5070-012 Alijó
Tel.: (+351) 259 957 100
E-mail: [email protected]
comer, beber e amar
Tasquinha da Linda (Viana do Castelo)


Num armazém de pesca recuperado, junto ao Castelo de Santiago da Barra, equipado com grandes viveiros, serve o melhor marisco e peixe fresco da zona, doces de autor e demais iguarias.
Info: R. dos Mareantes A10, 4900-371 Viana do Castelo
Tel.: (+351) 258 847 900
O Peregrino (V. Nova de Cerveira)
Além da vista soberba para o rio, da arquitetura, da tranquilidade do lugar, aqui come-se mesmo muito bem!
Info: Qta do Outeiral, Estr. de São Pedro nº 891, 4920-061 Gondarém, Vila Nova de Cerveira
Tel.: (+351) 251 700 500
Maria Petisca (Viana do Castelo)


Tem um bacalhau com broa de comer e chorar por mais.
Info: Rua de Viana nº 112/114, Viana do Castelo
Tel.: (+351) 911 997 786
E-mail: [email protected]
Pastelaria Confeitaria Manuel Natário (Viana do Castelo)


As famosas (e maravilhosas) bolas de Berlim comem-se aqui! Ali perto do Museu do Traje, não falta muito para celebrar um século! O Pão de Ló de Jorge Amado e os Biscoitos de Viana são outras das delícias.
Info: R. Manuel Espregueira 37, 4900-318 Viana do Castelo
Tel.: (+351) 258 822 376
O Filho da Mãe (Braga)


O nome rende homenagem à mãe do proprietário, que da área da arte e da arquitetura passou para a aventura dos tachos. Instalado próximo da zona histórica da cidade, propõe uma oferta inovadora com sabores inspirados na América do Sul, um tributo à tropicalidade.
Info: R. Dom Afonso Henriques, 25, 4700-030 Braga
Tel.: (+351) 253 035 226 / 935 372 123
E-mail: [email protected]
Toca da Raposa (São João da Pesqueira)


Um ‘must-go’ para os amantes da cozinha tradicional e regional. Arroz de Salpicão, ensopado de Javali, milhos com porco Bísaro ou Arroz de Cabrito no forno (medalha de prata) são excelentes propostas.
Info: Rua da Praça n.º 72 A, 5130-072 Ervedosa do Douro
Tel.: (+351) 969 951 191
E-mail: [email protected]
Bartolomeu Bistro & Wine


É o restaurante onde o Chef Miguel Neto se lança em experiências culinárias, além-fronteiras, visitando os vários continentes, que recebeu o nome do navegador português do séc. XV Bartolomeu Dias. A cozinha de Miguel mergulha nas influências de um clássico bistrô e convida à partilha, deixando que cada um se aventure por várias viagens e intensidades gastronómicas.
Info: Rua Mouzinho da Silveira, nº228 4050-417 Porto
Tel.: (+351) 226 090 003
[email protected]
DOC by Rui Paula (Armamar)
“Uma janela sobre o Douro”, um restaurante que não deixa margem para dúvidas. O Chef Rui Paula transforma a sua cozinha num laboratório de histórias, de experiências, de momentos únicos. A sala envidraçada ou a esplanada suspensa no rio fazem o resto.
Info: Cais da Folgosa, EN 222, 5110-204 Armamar
Tel.: (+351) 254 858 123
E-mail: [email protected]
testemunhos
“Contemplar o Oceano Atlântico num lugar só meu, deambular pelos jardins do Palácio de Cristal, comer bacalhau ou frango que escape à fritura, beber um copo no Candelabro e na Casa do Livro, atravessar pontes a pé, ir ao Café Ceuta, visitar Serralves e o Museu Soares dos Reis, assistir a um espetáculo na sala do Coliseu Porto Ageas, ir ao cinema Trindade, Campo Alegre e Batalha…”
Viver a cidade do Porto, guiados pela mão de Miguel Guedes, Presidente do Coliseu Porto Ageas e músico dos Blind Zero
“A praia do Norte traz-me recordações maravilhosas. O cheiro das algas, inesquecível, o do mar e do iodo… Ideal para passear e levar as crianças. Muitas vezes, ali comi lapas apanhadas diretamente das rochas”
Viriato de Sousa, ‘Buda’, para os amigos, ex-diretor de RP dos famosos T Club, Bar do Rio, Coconuts e Plateau